Lula propõe governança multilateral para IA e atuação de líderes contra guerras
Presidente destaca papel dos chefes de Estado na promoção da paz e defende regulação internacional da inteligência artificial durante abertura do Fórum Empresarial dos BRICS no Rio
Por Plox
05/07/2025 13h13 - Atualizado há 2 meses
Durante a abertura do Fórum Empresarial dos BRICS, realizado neste sábado (5) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da atuação dos chefes de Estado na resolução de conflitos armados e na promoção de uma governança multilateral para a inteligência artificial.

Lula destacou que a ausência de liderança global agrava as crises enfrentadas pelas sociedades contemporâneas. Ele afirmou que a paz e o desenvolvimento estão intrinsecamente ligados e que não haverá prosperidade em um mundo marcado por guerras. O presidente brasileiro reiterou o compromisso do país em atuar como mediador em conflitos internacionais, especialmente na Ucrânia e no Oriente Médio.
Além disso, Lula alertou para os riscos da inteligência artificial ser dominada por grandes corporações na ausência de diretrizes claras e coletivamente acordadas. Ele defendeu a necessidade de uma governança multilateral que assegure que os avanços tecnológicos beneficiem a todos e não apenas a um seleto grupo de empresas.
O Fórum Empresarial dos BRICS serve como prelúdio para a Cúpula do BRICS, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, também no Rio de Janeiro. A cúpula reunirá líderes de países emergentes para discutir temas como reforma da governança global, combate à fome e à pobreza, redução da desigualdade e promoção do desenvolvimento sustentável.
A presença de Lula no evento reforça a posição do Brasil como um ator relevante na arena internacional, buscando soluções coletivas para os desafios globais e promovendo a cooperação entre os países do Sul Global.
\"O vínculo entre paz e desenvolvimento é evidente. Não haverá prosperidade em um mundo conflagrado. O fim das guerras e dos conflitos que se acumulam é uma das responsabilidades de chefes de Estado e de governo. É patente que o vácuo de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas por nossas sociedades\"
— declarou o presidente Lula durante seu discurso no Fórum Empresarial dos BRICS.