Qualificação é alternativa para fazer diferença no mercado de trabalho

Por Plox

05/08/2019 15h34 - Atualizado há mais de 4 anos

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo – CMDCA, Cefet/MG - Campus Timóteo, Sebrae e o Instituto do Inox, iniciaram no último mês o “Qualifica para o Mundo do Trabalho” projeto que conta com o financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

O objetivo do projeto está em consonância com a realidade do mercado que tem buscado pessoas que se destacam e sejam protagonistas de suas respectivas carreiras. Com isso, o Qualifica visa abrir caminhos para 32 adolescentes de 17 anos, que estão em busca de qualificação, para sua inserção no mercado de trabalho. 

O-Qualifica-visa-abrir-caminhos-para-32-adolescentes-de-17-anos

A capacitação, terá carga horária de 260 horas, divididas em dois módulos. Nesta primeira etapa, os alunos contam com os seguintes conteúdos pragmáticos: Treinamentos básicos e institucionais de saúde e segurança; Oficinas de postura comportamental organizacional; Valorização de habilidades e talentos artísticos culturais; Empreendedorismo e Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de habilidades para o sucesso; Gestão Econômica; Gestão Financeira; Análise de viabilidade; Marketing; Planejamento estratégico; Competências essenciais para o contexto da indústria 4.0 aplicados à vida social. 

A professora universitária, Katsue Avilla, está há 23 anos no mercado atuando na área de recursos humanos. Psicóloga, ela ministrou a oficina de postura comportamental e organizacional. De acordo com a professora, em sala de aula foram exemplificadas situações para as quais os alunos devem estar preparados quando estiverem desenvolvendo suas atividades profissionais. “A oportunidade foi de situá-los, tratando de assuntos como elaboração de currículo, processos seletivos, perspectivas de carreira, além da importância das relações humanas no contexto, como liderança e empreendedorismo”, destaca Katsue.

“Trabalhamos também competências, como forma de agregar valor com inteligência emocional, de forma que os alunos saibam trabalhar em equipe multidisciplinar, característica essencial a um bom profissional”,  pontua a professora.

Durante esta semana, os alunos passaram a estudar novos temas, orientados por Ronan Delfim Machado. Graduado em terapia ocupacional, com pós em desenvolvimento humano e psicologia da educação, e mestrado na área de estratégia, competitividade e inovação, o professor ensina os alunos a desenvolver planejamentos estratégicos de carreira. “Resolvi me especializar na área buscando potencializar habilidades que as pessoas já nascem com elas. Durante esta semana, estou compartilhando com os alunos um pouco da minha experiência e, sem dúvida, aprendendo muito com eles também”, enfatiza Ronan.

Moradora do bairro Novo Tempo, a aluna Lorraine Simões destaca sua experiência nas primeiras semanas de curso. “O Qualifica vem me trazendo muitos conhecimentos, tanto comportamental quanto técnico, ampliando minha visão de futuro profissional, reconhecendo minhas habilidades. O curso vem despertando cada vez mais o meu desejo de ser melhor naquilo que faço, na função que exerço, seja na sala de aula, no meu futuro trabalho e me preparando para, quem sabe, atuar em meu próprio negócio”, finaliza.

Destaques