Timotense assumirá Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Darcton é mestre em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe

Por Plox

05/08/2019 19h36 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta segunda-feira (5), o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou a escolha do militar timotense Darcton Policarpo Damião para dirigir o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) interinamente.

Darcton é mestre em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe, é doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, MBA em gestão empreendedora pelo ITA. Além disso ele foi coronel-aviador e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados do Comando da Aeronáutica. Darquinho, como é chamado pelos amigos, é filho do sr. Damião e morou no bairro Funcionários em Timóteo-MG.

darcton-editadoDarcton (à esquerda) em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foto: reprodução/CNI

O Timotense assume o lugar que era ocupado por Ricardo Galvão, demitido após várias críticas do presidente Jair Bolsonaro, sobre os dados divulgados do desmatamento da Amazônia, que na visão do presidente eram considerados errados.

Darcton vai dirigir o Inpe até que o novo responsável seja escolhido. 

Segundo o Ministro Marcos Pontes, Darcton foi escolhido após uma minuciosa avaliação do currículo, já que sua tese de doutorado foi sobre o desmatamento na Amazônia.  

A divulgação foi feita pelo ministro através de uma rede social. No vídeo, Pontes diz que o nome de Darcton já foi encaminhado para a Casa Civil, e que a substituição deve acontecer ainda essa semana. Além disso, foi feita uma nota informando sobre a escolha de Darcton.

Veja o Vídeo:

Leia a nota na íntegra :

"O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC informa que, nesta 2. feira (05), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o Sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea - AFA, MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - UnB dentre outros cursos."
 

Destaques