Nessa terça-feira (4), uma explosão deixou ao menos 100 pessoas mortas. A explosão aconteceu no porto de Beirute, capital do Líbano. Autoridades afirmam que cerca de quatro mil pessoas ficaram feridas e 100 pessoas estão desaparecidas.
Segundo informações do governo libanês, as buscas pelos 100 desaparecidos retornaram na manhã desta quarta-feira (5).
A região do porto onde ocorreu a explosão está bastante destruída, com muitos escombros e prédios, que correm risco de desabamento.
Veja o vídeo da explosão:
{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/1Vz_MwVY41U.jpg?itok=vIqUTB7E","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=1Vz_MwVY41U","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}
Ainda não se sabe quais as causas da explosão. Hamad Hasan, o ministro da Saúde do país, afirmou para uma emissora de TV que existem diversos feridos e os danos causados foram grandes.
A informação do governo libanês é de que a explosão aconteceu em um galpão do porto, que estaria armazenando fogos de artifícios e nitrato de amônia, apreendidos em uma operação da polícia.
Foto: reprodução/Redes Sociais
Imagens postadas nas redes sociais mostram mostram muita fumaça no local e, de repente, a explosão acontece. Ainda nas imagens é possível ver os prédios mais próximos ao local da explosão, sendo destruídos.
Foto: reprodução/Redes Sociais
Marinha brasileira está no local
O responsável pela operação da Marinha Brasileira no porto de Beirute, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Contra-Almirante Salgueirinho, afirmou à uma emissora de TV brasileira que o porto é responsável por cerca de 80% dos produtos que chegam no país.
Ele disse também que a equipe fazia patrulha do mar, ao redor do porto, quando ouviram a explosão.