PMI fiscaliza retomada de obras de saneamento no bairro Horto

Por Plox

05/08/2020 18h21 - Atualizado há mais de 3 anos

Acompanhado de técnicos da Administração municipal, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, visitou nesta quarta-feira (5) o canteiro de obras da nova rede de esgotamento sanitário em construção no bairro Horto. Interrompidos por um rápido período para que o projeto passasse por algumas adequações específicas visando melhor execução, os trabalhos foram retomados na última segunda-feira (3). 

O projeto inicial, elaborado pela Copasa, passou por uma reestruturação em conjunto com técnicos da prefeitura. Há anos os moradores e comerciantes do bairro Horto são assolados por um problema crônico causado pelo lançamento do esgoto junto à rede de escoamento pluvial. O número elevado de construções verticais no bairro ampliou ainda mais os problemas sanitários na comunidade. 

PMI fiscaliza retomada de obras  de saneamento no bairro Horto Foto: Divulgação/PMI

 

“Estamos satisfeitos com o andamento da obra. Já temos concluídos 80% do projeto civil da estação elevatória responsável por bombear o esgoto para a Estação de Tratamento no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, entre as ruas Jequitibá e Palmeiras, um dos principais equipamentos estruturais, além da nova rede nas ruas Palmeiras, Eucaliptos e trecho da avenida Castelo Branco. Lembrando que isso é apenas uma parte de um projeto audacioso que vai atender ainda as ruas  Jacarandá, Jequitibá, Ficus, Cedro e Caviúna”, disse o prefeito. 

Problema crônico 

Além do mau cheiro exalado pelas bocas de lobo, proveniente do esgoto doméstico, em períodos chuvosos há também o transbordamento de todo o efluente coletado. Com a instalação de uma rede exclusiva para coleta de esgoto, esses problemas tendem a ser resolvidos. 

PMI fiscaliza retomada de obras  de saneamento no bairro Horto Foto: Divulgação/PMI

 

As intervenções para viabilizar a nova rede de esgotamento sanitário representam um investimento de quase R$ 2 milhões. Os recursos são oriundos da Fundação Renova, como compensação por danos provocados pelo acidente ambiental ocorrido em Mariana, em novembro de 2015, em cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce. 

Limpeza e pavimentação

Após notificação da prefeitura, a empresa responsável pela execução das obras no Horto deverá promover, diariamente, a partir da retomada dos serviços, a lavagem das ruas. A medida tem como objetivo mitigar os transtornos provocados pela execução das intervenções.

Após as obras de saneamento, o bairro receberá o recapeamento das ruas e avenidas por meio do programa ‘Nova Ipatinga’. 

Destaques