Por Plox
05/08/2020 18h48 - Atualizado há cerca de 2 anosO Shopping Vale do Aço vai continuar fechado. Durante a audiência de conciliação na tarde desta quarta-feira (5), o judiciário resolveu não conceder a flexibilização para o empreendimento. A reunião envolveu o Ministério Público, e a Intermall, empresa que administra o shopping. Estiveram presentes também, representantes do Sindcomércio e Prefeitura de Ipatinga.
A informação foi confirmada pelo Plox junto ao Sindcomércio.
No último dia 22, quando foi realizada a primeira parte da audiência, as partes não entraram em consenso de uma nova data foi marcada. Na data de hoje, os envolvidos se reuniram virtualmente, mas não entraram em consenso.
A adesão do município ao Minas Consciente ou autorização do funcionamento por outras vias, como observado em Belo Horizonte, ainda não foi possível. Segundo a direção do Shopping, o município de Ipatinga solicitou mais tempo para análise do programa que já foi amplamente divulgado e disponibilizado no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente para ainda convocar o comitê de crise que deliberará pela adesão ou não ao Minas Consciente. Caso o Município não faça a adesão o Shopping Vale do Aço continuará sendo o único shopping do Estado de Minas impedido funcionar. Uma nova audiência foi marcada para o dia 13/08. Enquanto não se clareia o cenário, o Shopping Vale do Aço irá peticionar nos autos para que o empreendimento possa seguir as ondas do Minas Consciente e os segmentos autorizados possam funcionar no mall.
Apesar de preparado para a reabertura, seguindo protocolos da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) chancelados pelo Hospital Sírio Libanês e ratificados pelo Mater Dei, mais de 6 lojas já fecharam definitivamente e 358 pessoas perderam suas fontes de renda. O empreendimento é um dos principais geradores de emprego da região, sendo 3.500 divididos entre diretos e indiretos.
Shoppings Centers em Minas Gerais
Em Minas o cenário é bem diferente. Todos os shoppings do estado estão abertos (42), com a exceção do Shopping Vale do Aço. Mesmo em cidades não aderentes ao Minas Consciente os shoppings seguem funcionando por efeito de decreto municipal, é o caso de Belo Horizonte, que anunciou a abertura dos shoppings e demais comércios a partir de 06/08, e Uberaba, Araxá, Montes Claros e Varginha que já estavam abertos a mais tempo.
Veja também: Ipatinga aguarda detalhamento do “Minas Consciente” para definir sobre flexibilização
Matéria atualizada às 17h29