Shopping Vale do Aço continua sem autorização judicial para reabrir

Uma nova audiência foi marcada

Por Plox

05/08/2020 15h48 - Atualizado há mais de 3 anos

O Shopping Vale do Aço vai continuar fechado. Durante a audiência de conciliação na tarde desta quarta-feira (5), o judiciário resolveu não conceder a flexibilização para o empreendimento. A reunião envolveu o Ministério Público, e a Intermall, empresa que administra o shopping. Estiveram presentes também, representantes do Sindcomércio e Prefeitura de Ipatinga.

A informação foi confirmada pelo Plox junto ao Sindcomércio. 

No último dia 22, quando foi realizada a primeira parte da audiência, as partes não entraram em consenso de uma nova data foi marcada. Na data de hoje, os envolvidos se reuniram virtualmente, mas não entraram em consenso.

shopping vale do açoFoto: Divulgação
 

A adesão do município ao Minas Consciente ou autorização do funcionamento por outras vias, como observado em Belo Horizonte, ainda não foi possível. Segundo a direção do Shopping, o município de Ipatinga solicitou mais tempo para análise do programa que já foi amplamente divulgado e disponibilizado no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente para ainda convocar o comitê de crise que deliberará pela adesão ou não ao Minas Consciente. Caso o Município não faça a adesão o Shopping Vale do Aço continuará sendo o único shopping do Estado de Minas impedido funcionar. Uma nova audiência foi marcada para o dia 13/08. Enquanto não se clareia o cenário, o Shopping Vale do Aço irá peticionar nos autos para que o empreendimento possa seguir as ondas do Minas Consciente e os segmentos autorizados possam funcionar no mall.
 
Apesar de preparado para a reabertura, seguindo protocolos da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) chancelados pelo Hospital Sírio Libanês e ratificados pelo Mater Dei, mais de 6 lojas já fecharam definitivamente e 358 pessoas perderam suas fontes de renda. O empreendimento é um dos principais geradores de emprego da região, sendo 3.500 divididos entre diretos e indiretos.
 
Shoppings Centers em Minas Gerais 
 
Em Minas o cenário é bem diferente. Todos os shoppings do estado estão abertos (42), com a exceção do Shopping Vale do Aço. Mesmo em cidades não aderentes ao Minas Consciente os shoppings seguem funcionando por efeito de decreto municipal, é o caso de Belo Horizonte, que anunciou a abertura dos shoppings e demais comércios a partir de 06/08, e Uberaba, Araxá, Montes Claros e Varginha que já estavam abertos a mais tempo. 

 

Veja também: Ipatinga aguarda detalhamento do “Minas Consciente” para definir sobre flexibilização
 

 

Matéria atualizada às 17h29

Destaques