Nova fase do Fila Zero promete zerar até outubro a espera por cirurgias ginecológicas
O prefeito Gustavo Nunes ainda comentou sobre a construção do blocos cirúrgicos no Hospital Municipal
Por Plox
05/08/2022 16h56 - Atualizado há quase 3 anos
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes(PSL) concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (5), na prefeitura do município. O assunto principal foi a mais nova fase do Programa Fila Zero, que será exclusiva para atendimento a mulheres. Porém, outros assuntos relacionados à saúde foram abordados pelo prefeito.
Confira a entrevista:
Fila Zero
O programa “Fila Zero” foi iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em outubro de 2021, com o objetivo de zerar uma fila de espera de quase 50 mil exames de ultrassonografia. A ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde já reduziu em quase 100% essa fila de espera por exames junto à rede local.
Nesta sexta-feira (6), Gustavo Nunes anunciou a nova etapa do programa. A 4ª etapa foi batizada de “Rosa” devido a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Conforme Nunes, “a partir de hoje, serão feitas as ligações do SAM (Serviço de Autorização Médica) para as mulheres que necessitam de exames de mamografia”. Ainda segundo o chefe do executivo, existem cerca 940 cirurgias ginecológicas e 3 mil exames de mamografia para serem feitas.
A expectativa da prefeitura é que essa “demanda reprimida” que existe desde 2017 e foi potencializada pela pandemia da Covid-19, seja zerada até o final do mês de outubro deste ano.
Segundo o executivo, o exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) não será incluído nesta etapa do programa. O exame continuará sendo realizado pelas Unidades Básicas de Saúde e o fluxo de agendamento permanece o mesmo.
Bloco cirúrgico
Pelo fato do Hospital Municipal de Ipatinga não contar com blocos cirúrgicos, as cirurgias ginecológicas serão realizadas no Hospital Márcio Cunha. Para isso, foi realizado um investimento de R$1,5 milhões, que são financiados pelo Município de Ipatinga, pelo Governo Federal e pelo Governo de Minas.
Gustavo fez questão de salientar que a construção dos blocos cirúrgicos do Hospital Municipal já está nas fases finais.
“Lembrando que o nosso bloco cirúrgico, da parte de conclusão está 99% concluído, e nós estamos agora na parte da compra dos equipamentos, que irão equipar os blocos cirúrgicos para que já possa iniciar as operações”. Disse o prefeito.
Gustavo ainda informou que “parte dos equipamentos já foram comprados”, mas as empresas ainda não entregaram, por isso não é possível estimar um prazo para que os blocos comecem a funcionar.
Cenário de pós-guerra
Durante a entrevista, o prefeito afirmou que recebeu a administração da prefeitura em um “estado de pós-guerra, tanto nas questões de fluxo de procedimento e principalmente nas finanças do município”.
De acordo com Gustavo, a administração atual conseguiu reorganizar as contas públicas de Ipatinga, principalmente criando a Lei Orçamentária, em 2021.