Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PL e PT formam alianças inesperadas em cidades mineiras

Alianças incomuns surpreendem eleitores em Minas Gerais, reunindo PL de Bolsonaro e PT de Lula em quatro municípios

05/08/2024 às 16:06 por Redação Plox

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) registrou cerca de 10 mil chapas para as eleições municipais de outubro. Em quatro cidades, alianças partidárias incomuns têm chamado atenção, envolvendo o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a federação PT/PCdoB/PV, ligada ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

crédito: José Cruz/Agência Brasil

Cidades com alianças inusitadas

As coligações estão presentes em Cantagalo (Vale do Rio Doce), Gouveia (Central), Santa Bárbara (Central) e Itabirinha (Vale do Rio Doce). Em Santa Bárbara, a maior dessas cidades, Ezequiel Geraldo de Magela, conhecido como Kelinho (PRD), concorre à prefeitura com Lelena do Esporte (PSD) como vice, contando com o apoio do MDB, da federação petista e do PL.

Gouveia: aliança de estreia

Em Gouveia, o empresário Alberis de Oliveira (MDB) faz sua estreia política como candidato a prefeito, tendo Dr. Márcio (PT) como vice. A chapa é apoiada pelo Progressistas, PRD, PSD, Republicanos, União Brasil e PL.

Itabirinha e Cantagalo: busca pela reeleição

O prefeito Dr. Lucas (PSD), em Itabirinha, busca a reeleição com apoio de partidos antagônicos como o Republicanos e o MDB, partido do vice Dudu. Em Cantagalo, a candidatura à reeleição do prefeito Roberto da Toca (PSD), com apoio do Avante, MDB, PL, PRD e da federação PT/PCdoB/PV, foi desfeita pelo diretório municipal do PL. Seu vice, Werlen Medeiros de Carvalho (Relinha), também é do PSD.

Resolução do PL e posição do PT

Na semana passada, Valdemar Costa Neto, presidente da executiva nacional do PL, assinou uma resolução proibindo alianças com federações de esquerda, como a petista e a Psol/Rede. "A Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal poderá [...] intervir e/ou promover a dissolução de Comissões Executivas Estaduais e Municipais, podendo ainda revogar a condução do processo eleitoral de 2024, que contrariem as diretrizes", diz o documento. Por outro lado, a executiva nacional do PT autorizou tais arranjos em uma votação interna em 28 de agosto do ano passado, com 29 votos favoráveis e 27 contrários, embora sem citar o PL, tentando proibir acordos com partidos bolsonaristas.

Outras alianças proibidas

Além dessas coligações, duas chapas em Minas Gerais reúnem o PL e a federação Psol/Rede, também proibidas pela resolução do PL. Em São Gonçalo do Sapucaí, Eloi Radin (União) tenta retornar à prefeitura com uma coligação que inclui Novo, PRD, Podemos e PSB, partido da candidata a vice-prefeita, Valéria Moreira. Radin foi prefeito de 2017 a 2020, mas não concorreu à reeleição devido a uma condenação de improbidade administrativa.

Em Rio Paranaíba, PL e a federação Psol/Rede apoiam Adriano, estreante na política, junto com Republicanos, Avante e a federação PSDB/Cidadania. O candidato a vice, Lucas Silva, também é do PL.

Calendário eleitoral

Até 5 de agosto, partidos e federações podem realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para registro das chapas junto à Justiça Eleitoral vai até 15 de agosto. A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, permitindo novas alianças ou exclusões de coligações até o prazo final.

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Inflação de setembro sobe com energia e moradia puxando os preços
ECONOMIA

Inflação de setembro sobe com energia e moradia puxando os preços

Índice oficial do IBGE registra alta de 0,48% em setembro, com destaque para energia elétrica residencial, que subiu mais de 10%

Remédio de R$ 4 mil é vendido em isopor na Feira dos Importados
POLíCIA

Remédio de R$ 4 mil é vendido em isopor na Feira dos Importados

Mounjaro, indicado para diabetes e usado para emagrecimento, é comercializado ilegalmente em meio a celulares e fones

Retorno de Paola Carosella leva MasterChef Brasil a recorde de audiência
LAZER

Retorno de Paola Carosella leva MasterChef Brasil a recorde de audiência

Participação especial da chef fez reality culinário alcançar pico histórico na Grande São Paulo

Nova Lima
GERAL

Confira o novo horário de liberação de trecho da MG-030

Um deslizamento de terra interditou parte do trecho