Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Protesto fecha Túnel Noel Rosa após morte de menino e entregador no Morro dos Macacos
Moradores bloqueiam importantes vias em reação a tiroteio que vitimou adolescente e trabalhador; mãe do garoto também foi baleada
05/08/2024 às 18:00por Redação Plox
05/08/2024 às 18:00
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Na noite de domingo (4), um ataque de bandidos do Comando Vermelho (CV) deixou dois mortos e uma ferida na comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. O ataque ocorreu durante a festa de aniversário de 13 anos de Guilherme Souza de Assis, no local conhecido como Fonte. Entre os mortos estão o aniversariante e Luiz Gabriel Costa de Jesus, um entregador de farmácia de 20 anos. A mãe de Guilherme, Maria Joanice Sousa de Melo, foi baleada na perna e está hospitalizada.
Foto: Reprodução/TV Globo
Protestos fecham vias principais
No início da tarde desta segunda-feira (5), em protesto contra a violência, moradores bloquearam o Túnel Noel Rosa com barricadas e materiais de construção em chamas. Motoristas chegaram a ficar presos dentro do túnel, que foi fechado nos dois sentidos. Posteriormente, mais duas ruas foram fechadas: Rua Visconde de Santa Isabel e Rua Torres Homem. Segundo o Centro de Operações Rio, é recomendado evitar totalmente a região.
A Polícia Militar acompanhou a manifestação com um blindado e uma pessoa foi detida. Comerciantes, temendo novos confrontos, fecharam suas portas.
Detalhes do ataque
Os bandidos chegaram à festa em um carro e uma moto, disparando contra os presentes. Guilherme foi atingido na cabeça e sua mãe, Maria Joanice, na perna. Luiz Gabriel, que estava voltando do trabalho no momento do ataque, foi alvejado várias vezes.
Resgate e atendimento
As vítimas foram socorridas por moradores e levadas ao Hospital Federal do Andaraí, mas Guilherme e Luiz Gabriel não resistiram aos ferimentos e faleceram na madrugada de segunda-feira. Maria Joanice foi transferida para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e está em estado estável.
Histórico de violência
De acordo com moradores, o ataque foi uma tentativa de invasão do Morro dos Macacos por traficantes do CV, que é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Esta não foi a primeira tentativa; no dia 22 do mês passado, um confronto intenso entre as facções deixou a comunidade em pânico.
Investigação
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está investigando o caso para identificar e responsabilizar os autores do ataque.