Duda Salabert ironiza e propõe homenagem a Nikolas Ferreira após prisão de Bolsonaro
Deputada diz que parlamentar contribuiu para decisão do STF ao ligar para Bolsonaro durante manifestação
Por Plox
05/08/2025 09h16 - Atualizado há 1 dia
A intensa disputa política entre Duda Salabert (PDT) e Nikolas Ferreira (PL), que começou ainda nos tempos da Câmara Municipal de Belo Horizonte, ganhou mais um capítulo nesta semana.

Após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Duda recorreu às redes sociais para provocar o colega de parlamento. Em tom irônico, ela anunciou que solicitou uma 'moção de aplausos' em nome de Nikolas, alegando que sua chamada de vídeo com Bolsonaro, durante as manifestações do último domingo (3/8), teria contribuído para a decisão judicial.
“Obrigada Nikolas! Protocolei na comissão de segurança pública uma moção de aplausos ao Deputado Federal Nikolas Ferreira por ter facilitado a prisão do inelegível Jair Bolsonaro! Peço ao presidente interino (da Comissão), deputado Paulo Bilinski (PL-SP), que coloque a moção para ser votada na reunião desta terça”, publicou Duda em suas redes sociais.
A deputada ainda compartilhou um trecho da decisão de Alexandre de Moraes, em que a ligação de Nikolas é diretamente mencionada.
“O réu (Jair Bolsonaro) atendeu ligação do deputado federal Nikolas Ferreira, oportunidade em que o parlamentar utilizou Jair Messias Bolsonaro para impulsionar as mensagens proferidas na manifestação na tentativa de coagir o Supremo Tribunal Federal e obstruir a justiça e com amplo conhecimento das medidas cautelares”
, afirma o despacho do ministro do STF.
Nikolas, por sua vez, reagiu à repercussão ainda no domingo, classificando a decisão do ministro como “várzea” ao comentar sobre a citação de sua conversa com Bolsonaro no contexto das manifestações ocorridas em Belo Horizonte.
Essa não foi a primeira vez que o ex-presidente violou as medidas impostas pela Justiça. No dia 18 de julho, Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro utilizasse tornozeleira eletrônica, permanecesse em casa durante as noites e se afastasse das redes sociais. Três dias após essa decisão, ele descumpriu as restrições e, no dia 24, recebeu um aviso formal do STF.
Naquela ocasião, o ministro considerou o descumprimento como um episódio isolado e ofereceu uma nova chance ao ex-presidente. No entanto, após sua participação nas manifestações de 3 de agosto, inclusive utilizando redes de aliados como a de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Moraes entendeu que houve um desrespeito claro às ordens judiciais.
A moção de aplausos proposta por Duda, embora de natureza simbólica, reacende os embates entre ela e Nikolas, além de jogar luz sobre o clima de polarização que segue marcando a política nacional.