Republicanos mantém veto à candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas em 2026

Presidente da legenda, Marcos Pereira, relatou reunião sem acordo com o senador e lideranças mineiras em Brasília.

05/08/2026 às 11:01 por Redação Plox

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, revelou nesta terça-feira (4) detalhes da reunião realizada com o senador Cleitinho Azevedo e lideranças da legenda antes da decisão de barrar a candidatura do parlamentar ao Governo de Minas Gerais. O relato foi feito durante a convenção nacional do partido, em Brasília. 



Marcos Pereira revela bastidores de reunião de cinco horas antes de veto a Cleitinho em Minas.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais


Segundo Pereira, o encontro da última quinta-feira (30) durou cinco horas, das 16h às 21h. Participaram da conversa Cleitinho, o presidente do Republicanos em Minas, deputado federal Euclydes Pettersen, o ex-prefeito de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão, além de Carlos Henrique e Milton Vieira. A reunião terminou sem acordo sobre a candidatura.

Dirigente diz que aconselhou Cleitinho sobre postura política

Ao relembrar a conversa, Marcos Pereira afirmou que falou com Cleitinho como

um irmão mais velhoafirmou
e procurou compartilhar a experiência acumulada em 15 anos à frente do Republicanos.

O dirigente disse ter alertado o senador de que uma eventual chegada ao governo exigiria mudanças em seu perfil político e capacidade de diálogo com as instituições. Entre os órgãos mencionados estavam o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa


Dirigente disse ter alertado o senador de que uma eventual chegada ao governo exigiria mudanças em seu perfil político.

Foto: Reprodução


Pereira também contou que recorreu a exemplos históricos e a passagens bíblicas durante a conversa, por saber da religiosidade de Cleitinho. Naquele momento, a orientação teria sido aguardar mais alguns dias antes de uma definição definitiva.

Republicanos mantém candidatura fora da disputa

O encontro ocorreu depois de o Republicanos divulgar uma nota informando que Cleitinho não seria candidato ao governo mineiro. O senador reagiu publicamente, reafirmou que pretendia concorrer e tentou convencer a direção partidária a rever a decisão.

Na segunda-feira (3), Cleitinho anunciou que não disputaria a eleição, alegando não ter condições emocionais diante do luto pela morte do irmão. Um dia depois, durante a convenção nacional, ele voltou a pedir autorização para concorrer, mas Marcos Pereira rejeitou o apelo e manteve o veto da legenda.

Com a decisão, o Republicanos mantém Cleitinho fora da disputa pelo Governo de Minas nas eleições de 2026. O senador permanece no exercício do mandato no Senado Federal.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a