Publicidade Publicidade

17º Salão do Livro Vale do Aço reúne escritores mineiros, espetáculos e atividades culturais em Ipatinga

Evento no Teatro Usiminas reúne feira de livros, espetáculos, oficinas e atividades gratuitas para diferentes públicos.

05/08/2026 às 12:29 por Redação Plox

Quem passou pelo primeiro dia da 17ª edição do Salão do Livro Vale do Aço encontrou muito mais do que estandes repletos de livros. Entre os espaços que chamaram a atenção do público está a Estante Mineira, iniciativa da Câmara Mineira do Livro criada para valorizar escritores, editoras e a produção literária de Minas Gerais.

Evento segue até domingo (9) com programação gratuita voltada para crianças, jovens e adultos.

Evento segue até domingo (9) com programação gratuita voltada para crianças, jovens e adultos.

Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.


Nesta edição, o espaço reúne 12 editoras e disponibiliza ao público um acervo com obras de 36 editoras mineiras, contemplando livros infantis, infantojuvenis, romances, poesia, literatura regional e diversas outras publicações produzidas no estado.


A editora e proprietária da Eis Editora, Iriam Starling, participou da feira representando a Estante Mineira e destacou a importância de despertar o interesse pela leitura ainda na infância.



Iriam Starling - Editora e proprietária da Eis editora.

Vídeo: Stella Dutra / Plox.

Segundo a editora, o contato com os livros desde os primeiros anos de vida contribui para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da formação de leitores ao longo da vida.

Evento reúne literatura, arte e tecnologia

A programação do Salão do Livro Vale do Aço começou oficialmente na noite desta terça-feira (4), no Teatro Usiminas, em Ipatinga. Com o tema "Sustentabilidade e Inteligência Artificial: leituras para um futuro consciente", o evento reúne escritores, artistas, educadores e leitores em uma programação gratuita que segue até domingo (9).


A abertura foi marcada pelo espetáculo "Sim", do Casa Laboratório – Ponto de Cultura. Inspirada na obra Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari, a intervenção artística utilizou teatro, música e linguagem visual para provocar reflexões sobre a evolução da humanidade e os impactos das novas tecnologias.


Logo após a cerimônia de abertura, a coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, destacou a emoção da abertura da programação e a expectativa de receber visitantes de toda a região ao longo da semana. Ela ainda informou que no domingo (9), terá uma surpresa especial para os pais.  



Cibele Teixeira - Coordenadora e realizadora do Salão do Livro do Vale do Aço.

Vídeo: Stella Dutra / Plox.

Incentivo à leitura e ao mercado editorial

Para o presidente da Câmara Mineira do Livro, Felipe Mayrink, eventos como o Salão do Livro aproximam leitores, autores e editoras, fortalecendo o mercado editorial e incentivando a formação de novos leitores mesmo com os desafios da tecnologia na geração atual.



Felipe Mayrink - Presidente da câmara mineira do livro.

Vídeo: Stella Dutra / Plox.


Patrocinadora do evento desde a primeira edição, a Usiminas também participou da abertura. A gerente de Relações Institucionais e Comunidades da empresa, Tayná Vieira, destacou o compromisso da companhia com projetos voltados à educação e ao acesso à cultura.



Tayna Vieira - Gerente de relações institucionais e comunidade da Usiminas.

Vídeo: Stella Dutra / Plox.


Programação continua até domingo

Além da feira de livros, o Salão do Livro Vale do Aço oferece uma programação voltada para diferentes públicos.

As escolas participantes acompanham apresentações teatrais, como "Qual é a Graça?", espetáculo do Grupo Girino que utiliza o teatro de bonecos para discutir bullying, preconceito e cultura de paz com crianças e adolescentes.


A programação também inclui rodas de conversa, oficinas, debates sobre sustentabilidade, arte e inteligência artificial, além de um espaço dedicado ao público geek, com RPG, jogos de tabuleiro, o Carro Biblioteca da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e o primeiro Encontro Ludus de Ipatinga.


Outro diferencial desta edição é a programação itinerante, que leva atividades a escolas, associações comunitárias e outras instituições da região, ampliando o alcance do evento para além do Teatro Usiminas.


O 17º Salão do Livro Vale do Aço segue até o próximo domingo (9). A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a