Filme mineiro “Marte Um" é escolhido pelo Brasil para disputar o Oscar 2023

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (05) pela Academia Brasileira de Cinema.

Por Plox

05/09/2022 13h53 - Atualizado há mais de 1 ano

O filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, e produzido pela Filmes de Plástico, acaba de ser escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023. O filme que teve sua estreia mundial no Festival de Sundance irá disputar uma vaga na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (05) pela Academia Brasileira de Cinema.

“Estamos vivendo um momento de muita honra, e muita felicidade, a mim pessoalmente, pela Filmes de Plástico e por toda a equipe do filme, porque estamos abrindo portas e sem dúvida alguma deixando um rastro de esperança e vontade para quem está chegando agora para fazer cinema, em um momento em que podem estar desacreditados de até onde um filme pode chegar, diz o diretor Gabriel Martins.

Segundo o diretor "essa seleção é o resultado do trabalho de muita gente, e eu acho que esse é o sentimento mais importante, pois MARTE UM definitivamente não é um filme que está caminhando sozinho, é o trabalho de muita gente que quer que esse filme voe longe e é isso que representa para mim o que o cinema brasileiro pode ser, uma força coletiva linda e resistente e que não deixa nunca de sonhar com um futuro lindo para a nossa arte.”

 

“MARTE UM ser o escolhido para representar o Brasil na esperança de uma nova indicação ao Oscar de Filme Internacional, 25 anos depois de Central do Brasil, parece um desses sonhos impossíveis. Mas acho que essa é a especialidade da Filmes de Plástico.”, diz Thiago Macêdo Correia, da Filmes de Plástico, produtora de MARTE UM.

Segundo Bárbara Cariry, presidente do Comitê de Seleção "a escolha de "MARTE UM" para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. "MARTE UM" sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país".

MARTE UM já está em cartaz em cinemas de todo o país. O filme foi exibido no Festival de Gramado, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio do Júri Popular, além de Melhor Roteiro, também assinado por Martins; e Melhor Trilha Musical, de Daniel Simitan.

SINOPSE

Os Martins, família negra de classe média baixa, da periferia de Contagem, em Minas Gerais, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

ASSISTA O TRAILER

Destaques