Setembro Amarelo: Shopping Vale do Aço promove instalação cenográfica em incentivo à valorização da vida

Árvore cenográfica de madeira com mais de dois metros de altura, ficará disponível durante todo o mês de setembro

Por Matheus Valadares

05/09/2023 11h18 - Atualizado há 7 meses

Desde o ano de 2015, o mês de setembro no Brasil é marcado pela campanha “Setembro Amarelo”, que tem o objetivo de auxiliar na prevenção ao suicídio. Pensando nisso, o Shopping Vale do Aço iniciou o mês de setembro com uma instalação cenográfica de incentivo à valorização da vida.

A projeção, que consiste em uma árvore de madeira com mais de dois metros de altura, ficará disponível durante os 30 dias do mês. Ela está localizada próximo à portaria 2 do mall, em frente às lojas B201 e Leitura. Nos galhos da árvore, é possível ver cartões com diversas mensagens de incentivo à vida, à gentileza e ao autocuidado.

A árvore instalada nas dependências do Shopping Vale do Aço. Foto: Divulgação.

 

A idéia de ter uma árvore projetava tem um motivo cultural e foi minuciosamente pensada para atingir a proposta da campanha, como detalha Raissa Franco, assistente de marketing do Shopping Vale do Aço.

“Culturalmente, uma árvore de folhas amarelas simboliza a cura do corpo e da alma. Por isso, foi pensada uma instalação interativa que envolvesse essa crença cultural com o Setembro Amarelo. Acreditamos que esta é uma excelente forma do Shopping Vale do Aço se posicionar perante a comunidade como uma instituição consciente, ao passo que informa a população acerca dessa causa tão importante e necessária”, afirmou.

Para interagir com a obra, a árvore conta com um adesivo que direciona o cliente a retirar uma “folha” da árvore e levá-la consigo ou compartilhar com um amigo. A instalação contém as principais informações a respeito do Mês de Prevenção ao Suicídio, como o mote “Se precisar, peça ajuda”, escolhido para o ano de 2023 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, além de QRCode que direciona o cliente para o site oficinal da causa do Setembro Amarelo no Brasil.

Valorização da vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desempenha um papel crucial no apoio emocional e prevenção ao suicídio. Atuando também em Minas Gerais, essa instituição fornece um serviço de apoio para pessoas em situações de crise emocional, oferecendo um ambiente acolhedor e totalmente anônimo para aqueles que precisam falar sobre seus sentimentos e angústias.

O CVV realiza atendimentos 24 horas por dia, todos os dias do ano, por meio de diferentes plataformas de comunicação, como telefone (188), e-mail e chat. Os atendimentos são conduzidos por voluntários treinados para ouvir de forma empática, sem julgamento ou preconceitos. 

Uma das características mais valorizadas nos serviços oferecidos pelo CVV é o total anonimato e sigilo. A pessoa que procura ajuda não precisa se identificar e tem a garantia de que a conversa será mantida em estrita confidencialidade.


 

Destaques