Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Lazer
Dia do Irmão: entenda a origem da data
A data também carrega um simbolismo religioso, onde o conceito de "irmãos" é ampliado para todos aqueles que compartilham a crença em um único Deus
05/09/2024 às 17:09por Redação Plox
05/09/2024 às 17:09
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta quinta-feira (05), celebra-se o Dia do Irmão, uma data especial que destaca a importância daqueles que compartilham laços de sangue e afeto. Embora tradicionalmente comemorado no Brasil, não há um reconhecimento oficial dessa data no calendário nacional.
Foto: Reprodução/Pixabay
Origem da celebração
A escolha do Dia do Irmão em 5 de setembro é uma homenagem a Madre Teresa de Calcutá, falecida nesta data em 1997. A celebração foi instituída em 2007, marcando os dez anos do falecimento da freira que dedicou sua vida aos doentes e pobres ao redor do mundo. Nascida na Macedônia do Norte como Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, Madre Teresa encontrou seu lugar na história em Calcutá, Índia, onde sua dedicação humanitária a levou a ser canonizada em 2016.
Significado religioso e valores universais
A data também carrega um simbolismo religioso, onde o conceito de "irmãos" é ampliado para todos aqueles que compartilham a crença em um único Deus. Esta ideia reforça a fraternidade e compaixão que Madre Teresa representava, encorajando todos a promoverem laços de amizade, respeito e amor, independentemente de laços sanguíneos.
Frases inspiradoras para o Dia do Irmão
A celebração é também um momento para refletir sobre os valores de convivência e união, como expressado por líderes icônicos:
Dalai Lama: "Se você tratar as pessoas como irmãos ou irmãs, eles respondem de acordo."
Nelson Mandela: "Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
Martin Luther King Jr.: "Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas
Ação mobilizou mais de 2.500 policiais, resultou em 121 mortos — incluindo suspeitos de outros estados e quatro agentes —, além da apreensão de 118 armas e uma tonelada de drogas