Onda de calor muda rotina em escolas de BH para proteger alunos
Instituições ajustam atividades e alimentação para enfrentar clima seco e altas temperaturas, sem previsão de suspensão das aulas
Por Plox
05/09/2024 10h00 - Atualizado há 6 dias
As instituições de ensino municipais e de Educação Infantil (EMEIs) em Belo Horizonte estão adaptando suas atividades devido à intensa onda de calor e à umidade extremamente baixa que acomete a capital mineira. Com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar dos alunos, especialmente os mais jovens, a Secretaria Municipal de Educação divulgou orientações para minimizar os efeitos dessas condições climáticas. Mesmo com o calor intenso, a prefeitura afirma que não há previsão de suspensão das aulas.
Cuidados especiais para as crianças
A combinação de calor extremo e baixa umidade do ar, que pode atingir níveis abaixo do registrado no deserto do Saara, traz riscos especialmente para crianças, que são mais suscetíveis a problemas de saúde como desidratação e doenças respiratórias. As condições climáticas agravam quadros de asma e bronquite, além de provocar fadiga excessiva. Dessa forma, as escolas foram orientadas a ajustar a rotina diária dos alunos.
Entre as recomendações estão a redução de atividades físicas ao ar livre e a priorização de ambientes bem ventilados e umidificados. Os alunos também são incentivados a aumentar a ingestão de água, e as refeições devem ser leves e com pouco tempero. Nas EMEIs, foi destacado o uso dos espaços "Kid Wash", onde as crianças podem se refrescar, ajudando a combater os efeitos do calor.
Principais orientações para as escolas durante a onda de calor:
- Evitar atividades intensas ao ar livre e sob o sol direto, com o uso de proteção, como chapéus de abas;
- Manter os ambientes ventilados e, sempre que possível, umidificados;
- Incentivar a ingestão frequente de água pelos alunos;
- Priorizar refeições leves e com baixo teor de condimentos;
- Utilizar os espaços "Kid Wash" para refrescar as crianças nas EMEIs;
- Orientar os alunos sobre os cuidados necessários e os riscos associados ao clima extremo.
Possível recorde de calor em BH
Belo Horizonte tem enfrentado dias consecutivos de temperaturas elevadas, e esta quinta-feira (5) pode marcar um novo recorde, com temperaturas máximas projetadas em 35°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até agora, o dia mais quente do ano foi registrado na terça-feira (3), com 34,4°C, enquanto na quarta-feira (4) os termômetros atingiram 33,9°C.
Com a ausência de chuvas ou frentes frias previstas, a capital mineira segue sob a influência de uma névoa seca e abafamento, condições que podem levar a umidade relativa do ar a atingir níveis tão baixos quanto 10% durante a tarde. Esse índice é ainda mais extremo do que os registrados no deserto do Saara, onde a umidade varia entre 14% e 20%.