Inmet emite alerta de frio e atinge 914 cidades em nove estados

Aviso de 'perigo potencial' prevê queda de 3 ºC a 5 ºC entre esta sexta (5) e a manhã de domingo (7) no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Plox

05/09/2025 08h31 - Atualizado há cerca de 14 horas

A população de nove estados amanheceu sob aviso do Instituto Nacional de Meteorologia: um pulso de ar frio derruba os termômetros em 914 cidades a partir desta sexta-feira (5) e segue ativo até a manhã de domingo (7). Classificado como de \"perigo potencial\", o alerta cobre áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e aponta redução de 3 ºC a 5 ºC nas temperaturas, cenário que exige atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.


Imagem Foto: Agência Brasil


O comunicado do Inmet inclui municípios de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Sul. A projeção indica resfriamento amplo e rápido, típico de entradas de ar polar nesta época do ano, com impactos que podem ser sentidos sobretudo nas madrugadas e manhãs.



O Inmet classifica o aviso como de “perigo potencial”, com queda de 3 ºC a 5 ºC e leve risco à saúde, especialmente para grupos vulneráveis.

Para dar dimensão da abrangência, entre as cidades afetadas estão capitais e grandes polos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). O mapeamento também alcança destinos de serra e litoral, áreas urbanas densas e municípios de pequeno porte.



A lista é extensa e contempla, por exemplo: Blumenau, Itajaí, São José, Joinville, Laguna e Urubici (SC); Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Paranaguá (PR); Porto Alegre, Nova Prata do Iguaçu e Barracão (RS); São José dos Campos, Campinas, Santos, Sorocaba, Taubaté, Guarulhos, Osasco e Mogi das Cruzes (SP); Juiz de Fora, Extrema, Camanducaia e Poços de Caldas (MG); Resende, Angra dos Reis e Itatiaia (RJ); Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Sidrolândia (MS); Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra (MT); Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal e Alta Floresta D’Oeste (RO).


O período de vigência do alerta começa nesta sexta-feira (5) e se estende até a manhã de domingo (7). Durante a janela de maior resfriamento, recomenda-se reforçar agasalhos, manter a hidratação, evitar exposição prolongada ao frio, checar a situação de pessoas em vulnerabilidade e redobrar os cuidados com sintomas respiratórios.


A orientação é acompanhar os comunicados oficiais e atualizações do Inmet ao longo do fim de semana, já que a intensidade e a duração do frio podem variar conforme o avanço da massa de ar e as características locais de cada região.


Destaques