Lula discute acordo Mercosul-UE com líder europeia em meio a crise global

Presidente brasileiro conversa com Ursula von der Leyen sobre desafios do comércio internacional e mudanças climáticas

Por Plox

05/09/2025 12h59 - Atualizado há cerca de 9 horas

Em mais uma ação da estratégia diplomática do governo federal para estreitar laços comerciais e reforçar acordos internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (5) com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A ligação, que durou cerca de 20 minutos, abordou principalmente os entraves e expectativas em torno do aguardado acordo entre o Mercosul e a União Europeia.


Imagem Foto: Presidência


O contato entre os dois líderes ocorreu em um momento delicado, com o comércio internacional sob forte instabilidade, reflexo do tarifaço imposto por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Desde agosto, Lula vem promovendo uma série de diálogos com chefes de Estado — incluindo os da França, Rússia, México e Índia — com o objetivo de fortalecer parcerias e driblar os impactos das novas tarifas.



Atualmente na presidência rotativa do Mercosul, Lula expressou o desejo de que o acordo com o bloco europeu seja formalizado até dezembro, quando será realizada em Brasília a próxima Cúpula do Mercosul. Ele cumprimentou o avanço do texto para avaliação do Conselho Europeu e reforçou a importância de garantir que quaisquer salvaguardas regulatórias internas adotadas pela União Europeia respeitem os princípios já pactuados.
“O presidente Lula também defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE esteja em plena conformidade com o espírito e os termos pactuados no Acordo”

, ressaltou o Planalto em nota oficial.


O andamento das negociações, contudo, encontra resistência de setores internos de países como a França, onde produtores rurais temem a concorrência de produtos brasileiros no mercado europeu. Mesmo assim, o Planalto mantém a expectativa de conclusão ainda este ano.



Além das pautas econômicas, a conversa entre Lula e von der Leyen também incluiu o compromisso ambiental. Os dois líderes reafirmaram o alinhamento com as metas do Acordo de Paris e prometeram esforços conjuntos para reduzir as emissões de carbono. Lula reforçou a importância da COP30, marcada para novembro em Belém, chamando o evento de
“a COP da verdade, quando os líderes mundiais poderão refutar o negacionismo e apresentar compromissos concretos de transição para uma economia verde”

.


Apesar da sinalização positiva, Ursula von der Leyen ainda não confirmou sua participação presencial na conferência climática. O governo brasileiro, por sua vez, segue empenhado em garantir a presença de autoridades internacionais no evento, mesmo enfrentando desafios logísticos para sua realização na capital paraense.


Destaques