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A partir deste mês de setembro, motoristas que trafegam pela BR-381 já começarão a pagar pedágio nas primeiras duas praças da rodovia, localizadas nos municípios de Caeté e João Monlevade, em Minas Gerais.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, durante entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia. Segundo ele, a cobrança foi autorizada após a constatação de que a concessionária Nova 381 cumpriu as etapas previstas no contrato de concessão.
“Inicialmente, a cobrança será implementada nas praças de Caeté e João Monlevade. Em Caeté, o valor da tarifa será de R$ 15,50, enquanto em João Monlevade a tarifa será de R$ 12,90”, detalhou o presidente da ANTT.
Ainda segundo Sampaio, a rodovia já apresenta melhorias importantes, incluindo obras no pavimento, instalação de sinalizações verticais e horizontais, além de serviços operacionais como guinchos para socorro mecânico e atendimento médico de emergência. Ele citou como exemplo a recente liberação do viaduto da Prainha, em Antônio Dias, uma demanda aguardada por décadas pela população local.
"Como foi verificado que as etapas do contrato foram cumpridas, autorizamos a cobrança do pedágio", explicou Sampaio.
A nova fase de concessão também traz benefícios para usuários frequentes. Motoristas que utilizarem a tag nos veículos terão desconto automático de 5% no valor da tarifa. E para aqueles que utilizarem a rodovia com regularidade, o desconto pode ser ainda maior, podendo chegar até 80%.
“O valor das praças não é fixo. Quanto mais o motorista utilizar a rodovia, menor será o valor pago. Por exemplo, a partir da 30ª passagem na praça de João Monlevade, o preço pode cair para uma média de R$ 2,00”, informou Sampaio.
Com essas definições, a cobrança será implementada gradualmente, começando por Caeté e, na sequência, em João Monlevade, dando início a uma nova etapa de operação da BR-381 sob concessão privada.
Os valores cobrados e os descontos progressivos visam equilibrar os custos da manutenção e operação da rodovia com a necessidade de garantir acessibilidade aos usuários, especialmente os que dependem do trecho para deslocamentos diários.
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