Confira as ações das unidades de saúde do Vale do Aço no Outubro Rosa

O tema da campanha deste ano é “Se ame, se cuide”

Por Plox

05/10/2021 13h45 - Atualizado há mais de 2 anos

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento da doença.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

Confira as ações das unidades de saúde do Vale do Aço no Outubro Rosa

Ipatinga

As atividades começam neste sábado (2), com uma campanha de conscientização na Unidade de Saúde do bairro Cidade Nobre, na avenida Monteiro Lobato, 826. A programação será cumprida de 8h às 12h, e estão previstas diversas atividades, como café da manhã compartilhado; reflexão e mensagem de autoestima; coleta de preventivo com agendamento prévio; autoexame das mamas; solicitação de mamografia; atendimento de odontologia com agendamento prévio; tenda educativa com orientações sobre saúde da mulher; grupo de artesanato com pacientes da Terceira Idade; aulão de zumba e exercícios de relaxamento com grupo de estagiários de Fisioterapia.

CONFIRA AS DEMAIS ATIVIDADES PREVISTAS PARA AS UNIDADES BÁSICAS:

Bethânia 1 e 2 

  • Dia 15/10/2021

Bate-papo sobre auto exame e exame citopatológico do colo uterino com acadêmicos de Enfermagem.

Atividades com profissionais de Educação Física.

Caminhada com cartazes, apitos, balões e faixas com a equipe de saúde e do Nasf.

Horário: 7h às 8h

  • Dia 23/10/2021

Coleta para exame citopatológico do colo uterino; exame clínico das mamas; mamografia

Palestras - orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis de vida. 

Rastreamento de câncer de boca

Medidas antropométricas

Horário: 7h às 13h

Bom Jardim II

  • DIA 15/10/2021

Mutirão preventivo e mamografia

Horário: 7h30 às 10h

Vale do Sol e Vila Celeste

  • Dia 08/10/2021

Ação preventiva na quadra poliesportiva do Vale do Sol com a  participação de psicóloga, nutricionista e educadora física.

Horário: 8h às 9h30

Veneza

  • Dia 08/10/2021

Palestra motivacional e preventiva do câncer de mama

Exposição da Mama Amiga para as pacientes saberem identificar quando devem procurar ajuda profissional

Horário: 8h às 10h

Vila Formosa

  • Dia 08/10/2021

Orientações em sala de espera

Solicitação de mamografias no decorrer do mês de outubro.            

Piquenique no Parque Ipanema com usuários da Unidade de Saúde, com um momento de orientação sobre o câncer de mama e autoestima, caminhada e alongamento, como incentivo à prática de atividade física.

Horário: 8h às 10h

Iguaçu

  • Dia 19/10/2021

Palestra com grupo participante do NASF. Atividades serão realizadas por estagiários de Fisioterapia

Horário: 7h30 às 8h30

Parque das Águas

  • Dia 20/10/2021

Palestra sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Apoio do grupo Mundo Solidário, com serviços de cuidados de beleza.

Horário: 8h30 às 10h

Limoeiro

  • DIA 18/10/2021

Encontro com os grupos na quadra do bairro para orientações 

Horário: 7h às 9h

Nova Esperança

  • Dia 14/10/2021

Palestra sobre tipos de câncer de mama e prevenção com clínico geral  

Horário: 13h30 às 15h30

  • Dia 23/10/2021

Mutirão de preventivo pela enfermeira Patrícia Abrantes

Horário: 8h às 12h

  • Dia 27/10/2021

Bate-papo sobre câncer mama e saúde mental com equipe técnica de saúde 

Horário: 8h às 10h 

Vila Militar

  • DIA 23/10/2021

Mutirão preventivo e mamografias

Timóteo

Dentro da programação Outubro Rosa, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, promove uma série de ações de conscientização e prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e de ovário.  Com o tema: “Cuidar: Nós podemos!”, as atividades serão coordenadas pelo setor de Atenção Primária e envolverá todas as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família, parcerias com instituições, além da edição da Tenda da Saúde. A programação será marcada por ações de rastreio dos cânceres de mama e colo do útero, através de coleta de preventivo e realização de mamografias.

Durante o Outubro Rosa, todas as segundas-feiras haverá coleta de preventivos e exame de mamas em período integral, no horário de 7 às 19h, na UBS da Sede. Em todas as semanas de outubro, a UBS do Alegre orientará as usuárias e oferecerá exames de preventivo e de mamas às mulheres dentro da faixa etária de rastreamento. Com essas ações, a Secretaria de Saúde pretende aumentar os indicadores de exames de rastreamento nas faixas etárias específicas com maior risco de câncer. São elas: colo de útero, mulheres de 25 a 64 anos; mamas, de 50 a 69 anos. Haverá busca ativa do público-alvo promovida pelas equipes de Saúde da Família.

Em caso de constatação do câncer, as usuárias serão encaminhadas para o tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde. 

Programação

A programação do Outubro Rosa foi aberta no dia 02 de outubro, com a apresentação de vídeo institucional sobre o tema para as professoras da Escola Municipal Limoeiro, que transmitirão o material em aula especial aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. E com a participação da Secretaria de Saúde, em parceria com a Academia da Saúde, no Projeto Coisas de Mãe ( feira das artes) realizado na Praça do Coreto. Na ocasião, houve realização de atividade física com aula de Zumba para o público local, aferição de sinais vitais, distribuição de panfletos de conscientização sobre o câncer de mama e apresentação do vídeo. 

Nesta terça-feira (5), haverá uma live em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher e CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), às 19h. O tema será “Outubro Rosa – Ame-se, Cuide-se e se Previna!”.

Na quinta-feira (7), a unidade básica de saúde do Timotinho funcionará com horário estendido, de 7h às 19h, para coleta de preventivo e atendimento da demanda por mamografia de rastreamento. A ação será em parceria com os estagiários e preceptores da Faculdade Pitágoras. No sábado (9), será disponibilizada a Tenda da Saúde durante a realização do evento 1ª Feira e Talentos do Setor 7 (próximo da Igreja Assembléia de Deus do Macuco). Os profissionais da saúde darão orientações sobre a saúde da mulher e os atendimentos ofertados pela rede municipal. Haverá apresentação do vídeo institucional e aferição de sinais vitais, além da participação de profissionais da Academia da Saúde.

No mês de outubro, as UBS e as equipes de Saúde da Família farão a abordagem do tema junto às usuárias.  Nos dias 07, 19 e 27, no horário de 9h, a UBS do Quitandinha promove palestra sobre o Câncer de Mama, Colo de Útero e Ovários. A ação será em parceria com estagiários da Faculdade Pitágoras. 

Na sexta-feira (8), a equipe de Saúde da UBS de Cachoeira do Vale promove palestra e aula de alongamento e relaxamento para mulheres convidadas. A ação terá o apoio de estagiárias de medicina da Univaço e de profissionais da Academia da Saúde.

Roda de conversa

Uma “Roda de Conversa” e atividade física serão promovidas para as usuárias da UBS do Timotinho, pela manhã do dia 13, com a participação de psicólogos da rede municipal e profissionais da Academia da Saúde. E no dia 18, o debate acontece com as usuárias da UBS do Alphaville, às 8:30, com atividades de orientação e de confraternização com distribuição de lembrancinhas. Na mesma data, na UBS do Ana Rita, o bate-papo sobre Outubro Rosa acontecerá às 8:30.

A “Roda de Conversa” terá prosseguimento no dia 20, na UBS do Bela Vista, às 14h. E, no dia 26,  às usuárias do Ana Rita participam de um bate-papo sobre cânceres de colo de útero, mama e ovários, às 8:30. Haverá palestra para a comunidade na Igreja da Assembléia de Deus do bairro João XIII, às 19h, no dia 20. Na UBS do Recanto Verde, será realizada palestra no dia 22, às 14h. 

Trabalhadoras

Com objetivo de incentivar as mulheres trabalhadoras a realizar periodicamente o exame de mama e colo do útero, será realizada palestra na empresa Thermon no dia 14, às 7h. Na mesma data, a UBS do Ana Rita promove coleta de preventivo com horário estendido de 15h às 19h,  dando oportunidade para mulheres trabalhadores realizarem o exame citopatológico.

Dia D

O ponto alto da programação será a promoção do Dia “D” do Outubro Rosa no dia 23, com a abertura no sábado das unidades de saúde para a realização de exames citopatológicos e oferta de mamografia para o público-alvo, dando prioridade no agendamento de mulheres trabalhadoras. Será apresentado o vídeo institucional nas salas de espera e esclarecimento de dúvidas pelos profissionais de saúde. As unidades funcionarão no horário de 7h às 16h. No Dia “D”, a Secretaria de Saúde promoverá a Campanha Contra Sífilis Congênita com a realização de testes rápidos para a detecção da doença e a distribuição de preservativos.

As ações prosseguem no dia 25, com a realização da Tenda da Saúde no hall da Prefeitura de Timóteo, em parceria com a Academia da Saúde. Haverá esclarecimentos sobre Câncer de Colo de Útero, Ovários e de Mamas e atividade física para o público local. Durante a Campanha Outubro Rosa, a UBS Mário de Souza dará apoio às demais unidades de saúde na ação de coleta de preventivo, às segundas e sextas.

Coronel Fabriciano

Para conscientizar a comunidade e convencer as mulheres sobre a prevenção, até o dia 30 deste mês, os gerentes de unidades em Coronel Fabriciano, vão realizar rodas de conversa com café da tarde, palestras, mutirões de mamografias e exames preventivos, e até oficinas de práticas de meditação e respiração.

A Secretaria de Governança da Saúde, com apoio do programa Mexa-se e de outros setores da Prefeitura, realizará no dia 27 de outubro uma caminhada até a Praça da Estação, onde haverá tendas com prestação de serviços e diversão para as crianças.

Durante a campanha do Outubro Rosa, para incrementar o atendimento, haverá ampliação dos procedimentos.

Com foco no câncer de colo do útero, o município disponibilizou para as unidades de saúde, todo o material necessário para os exames preventivos realizados pelas equipes de enfermagem. Casos detectados são encaminhados imediatamente em caráter de urgência para tratamento e acompanhamento. 

Destaques