Facebook explica o que causou a queda que tirou redes sociais do ar

Instagram e WhatsApp também ficaram inoperantes por cerca de 6 horas em todo o mundo

Por Plox

05/10/2021 09h11 - Atualizado há mais de 2 anos

O Facebook divulgou uma declaração na noite desta segunda-feira (4), afirmando que a interrupção de seis horas de suas plataformas, incluindo o WhatsApp e o Instagram, foi um problema interno devido a uma falha de configuração. A plataforma também disse que nenhum ataque havia ocorrido. 

Nossos serviços estão novamente ‘online’ e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito”, afirma a empresa.

Como relatado pelo Facebook, este incidente deve ter sido causado durante uma mudança na infra-estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados.

A empresa também afirma que a pane resultou em um efeito cascata que perturbou a comunicação e fez com que outros centros de dados tivessem problemas semelhantes.

Sem deixar claro quem cometeu o erro, o Facebook pediu desculpas aos usuários.  “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”, diz um trecho da nota.

Mark Zuckerberg menos rico

Após uma falha no sistema do Facebook causou uma perda de dados dos usuários, Mark Zuckerberg perdeu seu lugar como a quarta pessoa mais rica do mundo. Ele desceu duas posições e agora é o sexto homem mais rico do plante.

Hoje a ex-executiva do Facebook Heather Parry está testemunhando no Congresso americano contra a empresa.

Brasileiro “dono” do Facebook

A criação da maior rede social do mundo teve a participação de um brasileiro, nascido em São Paulo. Eduardo Luiz Saverin é um empresário e investidor que fez manchetes em todo o mundo após o lançamento de “A Rede Social”, em 2010. Trata-se de um  filme onde são narrados os fatos sobre criação do Facebook e do relacionamento de Zuckerberg com seus colegas, dentre eles, o brasileiro, que ajudaram na criação do Facebook.

Eduardo Saverin voltou a chamar a atenção do mundo quando, pouco antes da abertura de capital do Facebook, renunciou à sua cidadania americana. A decisão o ajudou a evitar pagar até 15% de impostos sobre ganhos de capital que alguns dizem que teriam sido entre US$ 100 milhões e US$ 700 milhões com o IPO do Facebook. Ele se mudou para Cingapura. Lá esse tributo não é cobrado.

Outra curiosidade é que o primeiro endereço comercial Facebook foi a casa dos pais de Saverin, em Miami. Com 22 anos à época, com Zuckerberg, o brasileiro colocou US $1 mil na criação do Facebook.

Veja a nota na íntegra:

A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.

Destaques