Itabira decreta racionamento de água, com restrições de uso para atividades essenciais
Estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais deverão diminuir consumo ao 'mínimo indispensável'
Por Plox
05/10/2021 16h53 - Atualizado há mais de 3 anos
Cada bairro de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, ficará desabastecido de água um dia por semana, até 20 de outubro, como medida de racionamento. A decisão foi determinada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade e é reflexo da escassez hídrica.
Além disso, a prefeitura decretou, nesta terça-feira (5), que estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais passem a restringir o uso de água potável ao mínimo indispensável para atividades consideradas essenciais.
Segundo o Saae, o uso da água poderá ser fiscalizado e vedado as finalidades de lavagem de veículos automotores de qualquer espécie com água potável distribuída pelo Saae; irrigação de gramados, jardins e floreiras; reposição total ou troca de água de piscinas de clubes, entidades ou residências; lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências.
"O racionamento é uma ação dura, sabemos disso, mas algo necessário agora para não comprometer ainda mais o abastecimento do itabirano. Esperamos que ao final desses 15 dias estejamos com uma situação muito melhor que a de hoje", informou o Saae, em nota. O descumprimento das medidas poderá resultar em multa. Hospitais não ficarão sem abastecimento.