Justiça determina que Pablo Marçal exclua post contra Boulos por 'falsidade' de laudo

TRE-SP acolhe pedido de advogados de Boulos e ordena remoção de conteúdo sobre suposto uso de cocaína

Por Plox

05/10/2024 10h32 - Atualizado há 3 meses

A Justiça Eleitoral determinou, neste sábado (5), que Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, retire de todas as redes sociais postagens que apresentavam um suposto laudo médico atribuindo uso de cocaína ao adversário Guilherme Boulos, candidato do Psol à prefeitura. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) considerou válida a solicitação dos advogados de Boulos contra Marçal.

Foto: Reprodução / TV Globo

O juiz Rodrigo Marzola Colombini destacou na liminar que há indícios de falsidade no documento, assim como proximidade do proprietário da clínica que emitiu o laudo com Pablo Marçal. Além disso, o documento teria sido assinado por um profissional já falecido e divulgado na véspera do pleito. Marçal tem até dois dias para apresentar sua defesa, e o Ministério Público Eleitoral (MPE) também será consultado.

Marçal publica laudo e Boulos reage solicitando prisão

Na última sexta-feira (4), Marçal divulgou um suposto laudo médico que afirmava que Guilherme Boulos teria feito uso de cocaína e sido encaminhado para uma emergência psiquiátrica em 2021. O Instagram, contudo, removeu a publicação na noite do mesmo dia. Boulos, por sua vez, negou a veracidade do documento e recorreu tanto à Justiça Eleitoral quanto à Criminal para solicitar a prisão de Marçal e do proprietário da clínica responsável pelo documento.

Boulos apontou irregularidades no laudo, como um número de RG incorreto e a relação do dono da clínica com Marçal, o qual já foi condenado por falsificar um diploma de medicina e uma ata de colação de grau. O candidato do Psol afirmou também que estava distribuindo cestas básicas em uma favela de São Paulo no dia em que teria sido internado na clínica, apresentando uma foto para comprovar sua alegação.

Resposta de Marçal e continuidade da campanha

Após a exclusão da publicação pelo Instagram, Marçal criticou a rede social, mas não se manifestou mais sobre o caso. Ele prosseguiu com as atividades de sua campanha, que incluiu uma promessa de correr 128 quilômetros, acompanhado por seus apoiadores, em evento iniciado na sexta-feira e continuado na manhã deste sábado.

Destaques