Brumadinho: Vale omitiu problemas com barragem antes de rompimento, segundo ANM

Conforme relatado pela ANM, a Vale criou duas versões para o resultado da inspeção

Por Plox

05/11/2019 17h38 - Atualizado há mais de 4 anos

Um documento da Agência Nacional de Mineração (ANM) diz que a Vale omitiu informações sobre o registro de problemas na barragem B1, em Brumadinho, antes do rompimento.

A informação é do Jornal Hoje, da TV  Globo, que obteve acesso, com exclusividade, ao documento que será divulgado pela ANM nesta terça-feira (5).

De acordo com o documento, o parecer técnico da AMN foi aprovado pela direção da agência e aponta que a Vale deixou de informar o órgão sobre os problemas encontrados em Brumadinho, meses antes do rompimento.

De acordo com a ANM, o documento será enviado ao Ministério Público Federal e às polícias Federal e Civil de Minas Gerais.

brumadinho 10Foto: reprodução

Quase 8 meses antes da tragédia, no dia 6 de junho de 2018, a mineradora fez uma inspeção de segurança na barragem e preencheu uma ficha com os resultados.

Conforme relatado pela ANM, a Vale criou duas versões para o resultado da inspeção, sendo entregue ao órgão apenas uma que mostra uma obstrução em uma canaleta de escoamento de chuva da barragem, serviço corriqueiro na mineração, segundo a ANM.

Já no sistema da mineradora, existe uma versão que não foi enviada à ANM, mostrando sedimentos na saída de um dos drenos da barragem, o que pode indicar um problema mais grave segundo o órgão.
 

Destaques