Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Romeu Zema dá início à missão oficial no Reino Unido na próxima segunda-feira

    Com foco em sustentabilidade e investimentos, governador se reúne com empresas de setores como energia, agronegócio e com o governo britânico

    Por Plox

    05/11/2021 12h18 - Atualizado há 24 dias

    O governador Romeu Zema inicia na próxima segunda-feira (8) a missão oficial de Minas Gerais no Reino Unido. Além de importante participação no dia,11, na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em Glasgow, na Escócia, Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra.

    Foto: UN Climate Change / Kiara Worth
     


    As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização. O Estado foi o primeiro da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero, liderada pelo governo britânico, e o próximo passo para cumprir o compromisso de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 é justamente buscar esses investidores. Londres é base dessas grandes empresas.

    A comitiva brasileira, formada por representantes do governo estadual, Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do consulado britânico em Belo Horizonte, cumprirá agendas na embaixada do Brasil em Londres e na sede de empresas com potencial de aportar novos investimentos em Minas Gerais. Já com o governo britânico, o governador será recebido pelo trade envoy para o Brasil, Marco Longhi, quando tratarão sobre as relações comerciais entre as nações e potenciais parcerias.

    “Tenho muito orgulho com os sucessos na pauta climática esse ano, como a adesão à campanha Race to Zero, que gerou destaque internacional para Minas Gerais. É o momento perfeito para Minas se destacar ainda mais numa agenda comercial em Londres, um dos capitais financeiros do mundo, durante um contexto da COP26 e numa agenda de negócios de baixo carbono”, afirma o cônsul britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown, que fará parte da comitiva.

    Segundo ela, a transição para uma economia verde vai trazer investimento significativo e gerar centenas de milhares de empregos. “Quem se mover primeiro terá mais a ganhar. Acredito que o Governo de Minas tem a capacidade técnica e ambição para aproveitar essas oportunidades do momento”, ressaltou.

    Relações comerciais

    As relações comerciais entre Minas Gerais e o Reino Unido é representativa. Minas foi o principal estado brasileiro exportador para o Reino Unido, concentrando 30,8% do total exportado pelo Brasil. O montante exportado pelo estado em 2020 foi de US$ 781,5 milhões.

    Nas importações, Minas Gerais ocupa a sexta posição dentre os principais estados brasileiros importadores de produtos do Reino Unido, com a soma das importações alcançando US$ 74,9 milhões no último ano.

    Na pauta de exportações de Minas Gerais para o Reino Unido, no ano de 2020, os produtos de maior destaque foram: ouro, café, minérios de ferro e seus concentrados.

    Além disso, há relevantes investidores britânicos em Minas, como Unilever, Diageo, Sigma Lithium, Gemacom Tech, Dallas Airmotive, entre outros.


    Serviço


    Reunião com direção da Anglo American

    Horário: 12h (horário local de Londres)

    Local: sede da empresa – Charterhouse Street

     

    Reunião com o Trade Envoy para o Brasil, Marco Longhi

    Horário: 16h (horário local de Londres)

    Local: sede do governo britânico

    Fonte: Agência Brasil
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]