Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Comissão de saúde da ALMG discute aumento de casos de AVC em Minas

Audiência pública nesta quarta-feira (6) abordará os impactos do AVC na saúde pública e contará com especialistas e autoridades para debater medidas de prevenção.

05/11/2024 às 14:27 por Redação Plox

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Saúde, promoverá uma audiência pública nesta quarta-feira (6), às 10h, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, com o objetivo de debater o aumento dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e seu impacto na saúde pública.

Foto: Ricardo Barbosa/ALMG

Aumento dos casos de AVC preocupa autoridades

A audiência, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), será também uma homenagem ao Dia Mundial do AVC, comemorado em 29 de outubro. De acordo com o parlamentar, o número de casos de AVC tem aumentado significativamente nos últimos anos. Santiago destacou a gravidade das consequências para os pacientes, afirmando: “Muitas pessoas que sofrem AVCs perdem a capacidade de trabalhar e passam a necessitar de familiares e cuidadores. Infelizmente, os procedimentos que poderiam prevenir ou minimizar as sequelas desse problema não estão sendo adequadamente cobertos, gerando impacto significativo nas vidas dessas pessoas."

Para o debate, foram convidados representantes de órgãos de saúde, como a Secretaria de Estado de Saúde, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, o Ministério Público, além da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado.

AVC: segunda doença que mais mata no brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral mostram que o AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Estatísticas revelam que cerca de 70% dos pacientes que sobrevivem a um AVC não conseguem retornar ao trabalho, enquanto 50% tornam-se dependentes de cuidados diários.

O AVC, que pode ocorrer em qualquer idade, é resultado do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro, sendo mais comum entre idosos e pessoas com problemas cardiovasculares. No entanto, há um aumento de casos entre jovens, com 10% das ocorrências em pacientes com menos de 55 anos.

Prevenção por meio de hábitos saudáveis

A Organização Mundial de AVC estima que uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida. A entidade recomenda a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, como medidas preventivas eficazes para reduzir o risco da doença.

A reunião da Comissão de Saúde busca, assim, conscientizar a sociedade e promover estratégias para o combate ao AVC, contribuindo para uma redução dos índices dessa condição que traz consequências graves para a saúde pública.

Compartilhar a notícia

Veja também
AGÊNCIA BRASIL
SAúDE

Aumento de casos de VSR e Influenza preocupa Brasil

Especialistas destacam diferenças importantes entre os dois vírus que afetam diversas faixas etárias

Ação em Saúde.jpg
SAúDE

Ação em Saúde movimenta Timóteo

Parceria entre a Prefeitura de Timóteo e a FSFX vai oferecer testes rápidos e vacinação

vacina BH
SAúDE

Belo Horizonte registra aumento na incidência de Covid-19 após Carnaval

Médicos afirmam que o aumento era esperado devido às aglomerações, mas ressaltam que a vacinação fez com que não houvesse grande procura por atendimento

Tenda da Saúde 1.jpg
SAúDE

Tenda da Saúde é montada na feira livre do bairro Timirim, em Timóteo

Projeto trabalha com conscientização e prevenção de doenças