Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Papuda: Secretaria pede avaliação médica antes de possível transferência de Bolsonaro
Pedido ao ministro Alexandre de Moraes cita histórico de saúde e cuidados especiais necessários ao ex-presidente, condenado por tentativa de golpe de Estado.
05/11/2025 às 08:52por Redação Plox
05/11/2025 às 08:52
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF), enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro passe por avaliação médica especializada. O objetivo é verificar se o estado de saúde de Bolsonaro é compatível com a assistência médica e nutricional disponível no Complexo Penitenciário da Papuda.
GDF solicita a Moraes que analise se Bolsonaro pode permanecer na Papuda
Foto: STF
Seape justifica necessidade de avaliação médica
No documento enviado na segunda-feira (3/11), a Seape argumenta que a solicitação acontece devido à proximidade do julgamento dos embargos de declaração na ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Com a possibilidade de que réus, incluindo Bolsonaro, sejam encaminhados ao sistema penitenciário do DF, a secretaria avaliou ser importante analisar previamente as condições de saúde do ex-presidente.
A pasta ressalta que Bolsonaro já passou por cirurgias na região abdominal, informações amplamente divulgadas por diferentes veículos de comunicação. Além disso, a Seape relembrou episódios anteriores durante a prisão domiciliar do ex-presidente, quando um médico o avaliou na própria residência para evitar deslocamentos e escoltas emergenciais.
Histórico de saúde inspira atenção
A Seape destacou outro episódio em setembro deste ano, quando foi necessária uma escolta emergencial ao hospital DF Star, onde Bolsonaro ficou internado durante a noite. Segundo integrantes do GDF, a situação de Bolsonaro exige cuidados especiais, inclusive quanto à alimentação, que atualmente é preparada por Michelle Bolsonaro em casa, além do acompanhamento médico constante.
Bolsonaro foi vítima de um atentado a faca em 2018 e, desde então, passou por várias cirurgias no intestino. Mais recentemente, ele foi diagnosticado com câncer de pele, fato que aumenta a preocupação em torno da sua saúde.
Expectativa por decisão do STF
O julgamento dos embargos de declaração no processo da tentativa de golpe começa nesta sexta-feira (7/11) e pode se estender até a próxima semana. Há expectativa de que, concluído o julgamento, o STF determine a ida do ex-presidente ao Complexo da Papuda.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão nesse caso. Atualmente, está em prisão domiciliar devido a outra investigação, relacionada à suposta coação no processo que envolve sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
Possíveis condições de encarceramento
Segundo informações divulgadas pela coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, Alexandre de Moraes teria determinado que, caso Bolsonaro vá para a Papuda, o ex-presidente fique em uma cela especial, equipada com paredes brancas, ar-condicionado e televisão. O ministro já teria analisado imagens do local e aprovado a instalação.