Extra

Enem 2025: confira a lista do que pode e não pode levar na prova

Edital do Enem 2025 define datas, horários e regras rígidas para objetos permitidos e proibidos durante a aplicação das provas

05/11/2025 às 07:41 por Redação Plox

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. Para garantir uma participação tranquila, é essencial que os candidatos estejam atentos às orientações do edital, inclusive sobre o que é permitido ou não durante a prova.

Desrespeitar as normas ou estar em posse de itens proibidos pode resultar em eliminação, mesmo para aqueles que se esforçaram durante todo o ano

Desrespeitar as normas ou estar em posse de itens proibidos pode resultar em eliminação, mesmo para aqueles que se esforçaram durante todo o ano

Foto: Reprodução

Documentos e itens obrigatórios no dia da prova

O ingresso na sala exige a apresentação de um documento de identificação original e com foto, que pode ser físico ou digital (e-Título, CNH Digital, RG Digital). Para a versão digital, é preciso apresentar o aplicativo oficial – capturas de tela não são aceitas. Após o ingresso, o uso do celular segue proibido.

Outro item indispensável é a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É o único modelo aceito, tanto para o preenchimento do gabarito quanto para rascunho. Levar mais de uma caneta é recomendado para evitar imprevistos.

O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório, porém, conforme orientação do Inep, vale levar o documento, que informa local da prova, idioma escolhido e eventuais necessidades de atendimento especializado. Durante o exame, o papel deve ficar guardado.

O mesmo vale para a Declaração de Comparecimento, caso o estudante precise justificar sua participação. Ela também deve permanecer guardada durante a aplicação.

Itens permitidos a levar para o Enem

Lanches, água e bebidas não alcoólicas são permitidos. O ideal é que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos e materiais de acessibilidade (como máquina de escrever em braile, sorobã, lupa, entre outros) também são liberados, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais. O uso de máscara facial de proteção está permitido.

Bolsa ou mochila podem ser levadas, mas, dentro da sala, devem ser colocadas sob a cadeira e não podem ser manuseadas. Apenas documentos, canetas, água e lanche devem ficar à disposição do candidato durante o exame.

Demais objetos precisam ser guardados no envelope porta-objetos fornecido, devidamente lacrado e identificado, ou permanecer debaixo da carteira.

Todo aparelho eletrônico deve permanecer desligado. Se algum emitir qualquer som, mesmo dentro do envelope, o participante será eliminado.

Para alimentação, recomenda-se levar água em embalagem transparente e alimentos leves, como barrinhas de cereal, castanhas, chocolates, biscoitos simples ou sanduíche natural. Itens gordurosos, muito doces, de cheiro forte ou embalagens barulhentas devem ser evitados para não prejudicar a concentração.

Objetos proibidos no Enem 2025

Estes itens não podem ser utilizados durante o exame e devem ser guardados:

  • Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou semelhantes);
  • Canetas que não sejam transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, bulas, manuais impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógios de qualquer tipo;
  • Dispositivos eletrônicos em geral: garrafa ou copo digital, cigarro eletrônico, celular, smartphone, tablet, aparelhos vestíveis, calculadora, agenda eletrônica, Ipod®, gravador, pen drive, mp3, ou similares;
  • Alarmes, chaves com componentes eletrônicos;
  • Fones de ouvido, transmissores, gravadores, ou receptores de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais não relacionados ao exame.

Portar armas de fogo não é permitido nem mesmo dentro do envelope. Caso o candidato tenha autorização de porte, deve comunicar ao responsável da sala e será realocado para um ambiente separado dos demais participantes.

Estrutura do Exame e datas

O Enem 2025 será aplicado em dois domingos, 9 e 16 de novembro — exceto nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde ocorre em 30 de novembro e 7 de dezembro.

No primeiro dia, o exame conta com 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de idioma estrangeiro escolhido), 45 de ciências humanas e redação. O segundo dia será para 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Horários das provas

  • Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília);
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Termino do exame: 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo dia.

O participante só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o fim da aplicação.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a