Brasil

esportes

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Crianças de escolinhas de futebol de Ipatinga recebem dicas de cidadania do projeto Torcida Limpa

    Por Plox

    05/12/2019 14h00 - Atualizado há mais de 4 anos

    Ampliação da parceria entre a Nippon Steel e a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) permitiu que o projeto Torcida Limpa continuasse a promover bons exemplos de limpeza e cidadania, mesmo após o final do torneio de futebol profissional. Antes restrito a ações de distribuição de sacolas plásticas para recolhimento de lixo nos jogos do Campeonato Mineiro no Estádio Municipal João Lamego Neto (Ipatingão), ao longo deste segundo ano da campanha cerca de 15 projetos locais de incentivo ao esporte e escolas de futebol amador para crianças e jovens de Ipatinga já receberam a visita de representantes da siderúrgica japonesa.

    ViewImage-(2)Foto: Divulgação

    Nesses encontros, que acontecem nos campos das escolinhas ligadas à LDI, cada aluno recebe uma sacolinha e uma cartilha educativa, produzida pela Nippon Steel especialmente para a conscientização dos jovens aspirantes a jogadores de futebol da importância e do valor da boa educação, não apenas nos estádios, mas em qualquer lugar, seja em casa, na escola, ou na rua. Como incentivo, para atrair e manter a atenção das crianças, após uma breve apresentação da campanha, há o sorteio de camisetas e bonés personalizados entre os participantes. Ao todo, com as visitas, o projeto estima impactar diretamente cerca de 1300 jovens somente este ano.

    De acordo com o presidente da Nippon Steel América do Sul, Yuichi Akiyama, o objetivo do Torcida Limpa é multiplicar a cultura característica do povo nipônico de cuidado com os espaços públicos, mantendo-os sempre limpos. “Nossa intenção que o projeto seja um presente da Nippon Steel para a cidade de Ipatinga. Temos uma forte crença nessa colaboração para construir um bom presente e futuro”, declara Akiyama.

    CONSCIENTIZAÇÃO

    Para a analista Carolina Cunha, responsável por conduzir as visitas, é uma alegria estar à frente desta fase do projeto. Para ela, o Torcida Limpa já se firma como um legado de cidadania da Nippon Steel para a cidade de Ipatinga, pois demonstra preocupação com a cidade e com as pessoas. “Ao conscientizar as crianças das escolinhas de futebol da LDI, alcançamos também os professores e os pais. Elas absorvem com facilidade esses valores e acabam por vigiar e cobrar uma atitude responsável também entre os adultos.” Carolina conta ainda que, durante as visitas, os alunos se divertem e participam fazendo perguntas e contando suas experiências.

    Segundo ela, os responsáveis pelas escolas visitadas sempre agradecem pela inciativa e pelo apoio da Nippon, destacando a importância dessa conscientização e o impacto na vida das crianças e nas comunidades onde vivem. Carolina completa que “tivemos a oportunidade de conhecer escolas de futebol muito sérias que, mesmo com poucos recursos, buscam incentivar o sonho de centenas de crianças e jovens, além de ajudar a mantê-los longe das ruas, das drogas e do crime”.

    Segundo o presidente da LDI, Silvestre Antônio Ferreira, a Liga abraçou a campanha e, além de apoiar as visitas nas escolinhas, também realiza ações nos estádios de seus filiados. “Em cada jogo do campeonato amador, convidamos todos para colaborar, juntamente com as crianças e as torcidas. Essa ação se estendeu não somente às partidas dos times adultos, mas em todas as categorias, contribuindo para o propósito do projeto Torcida Limpa.” Ele conta quem, no inicio, as pessoas pareciam desinteressadas, mas aos poucos foram se envolvendo. “Hoje, na maioria dos campos que visitamos, são os torcedores que nos procuram, interessados em saber sobre como funciona a campanha. Isso se deve não apenas aos brindes oferecidos aos participantes, mas também à grande repercussão nas redes sociais da LDI”, explica Silvestre.

    Sobre as visitas, ele reconhece que a conscientização e a participação das crianças são de extrema importância. “Graças ao ótimo trabalho com as visitas, muitos jovens puderam conhecer a campanha. Com isso, houve uma grande repercussão positiva entre as escolinhas, seus monitores e coordenadores.” Ele finaliza comemorando o sucesso da campanha nos jogos dos campeonatos amadores: “além das crianças das escolinhas visitadas, temos visto muitos torcedores recolhendo o lixo nos campos e utilizando as sacolas oferecidas pela ação Torcida Limpa”.

    HISTÓRICO

    Somente neste segundo ano do projeto, durante o Campeonato Mineiro de Futebol de 2019, foram distribuídas sacolas de plástico para quase 20 mil torcedores, que ajudaram a coletar o lixo nos jogos do Ipatinga Futebol Clube no estádio Ipatingão. Ao todo, cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida dentro e no entorno do estádio, ao longo de quatro partidas. Com essa mobilização, a equipe de limpeza da Prefeitura de Ipatinga - parceira da Nippon Steel nessa fase do projeto - reduziu em mais da metade o tempo que normalmente gastava para limpar o estádio, gerando economia para a cidade.

    O projeto Torcida Limpa foi criado pela Nippon Steel Corporation no início de 2018. A inspiração veio da mobilização dos torcedores japoneses ao recolherem o lixo dos estádios de futebol. Essa ação espontânea, durante a Copa do Mundo de 2014, foi destaque nos noticiários em todo o mundo. Em 2019, o projeto foi reconhecido na categoria Fair Play no Troféu Telê Santana, principal premiação do futebol profissional em Minas Gerais.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]