Agentes da PRF e Funai sofrem emboscada em terra indígena no Pará
Operação contra invasores na Terra Indígena Apyterewa é marcada por violência e tiroteio
Por Plox
05/12/2023 08h06 - Atualizado há mais de 1 ano
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foram alvo de uma emboscada na noite de segunda-feira (4), durante uma operação na Terra Indígena Apyterewa, localizada no Pará. A ação, que tinha como objetivo a retirada de invasores da área, foi interrompida por disparos de arma de fogo em três pontos distintos

O ataque ocorreu por volta das 20h, quando os agentes retornavam de uma atividade na região. Um servidor da Funai foi baleado e passava por avaliação médica no momento da publicação desta reportagem. Além disso, dois veículos da PRF foram atingidos pelos disparos. Os responsáveis pelos tiros conseguiram fugir e, até então, nenhuma prisão foi realizada.
A Terra Indígena Apyterewa, homologada por decreto em 2007, é uma área de preservação dedicada ao povo Parakanã, abrangendo 773 mil hectares. Localizada no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, esta região tem enfrentado desafios significativos com o desmatamento, sendo considerada a área com o maior índice de desmatamento do país por quatro anos consecutivos.