Inovação no uber: jovem mineira cria ‘bar’ para financiar prótese de quadril

Nicole Lemos transforma viagens de Uber em experiência única para arrecadar fundos para cirurgia vital

Por Plox

05/12/2023 08h56 - Atualizado há mais de 1 ano

Nicole Lemos Chaves, uma tecnóloga em gestão ambiental de 28 anos, enfrenta um desafio de vida em Uberaba, Minas Gerais. Convivendo com artrite desde os dois anos e meio, Nicole encontrou uma maneira criativa de financiar uma prótese de quadril, essencial para sua mobilidade: transformando seu Hyundai HB20 de Uber em um pequeno ‘bar’.

Uma Ideia Inovadora

Passageiros que entram no carro de Nicole são surpreendidos com um ambiente inusitado. Um cardápio pendurado no banco do motorista oferece bebidas como água, cerveja, energético, refrigerante e suco, além de brigadeiros e trufas. O menu traz também uma mensagem tocante: “Preciso de uma prótese de quadril para melhorar minha qualidade de vida. Adquira itens do cardápio e colabore com a realização deste sonho”.

Adaptabilidade e Empreendedorismo

Nicole, que aprendeu a andar aos 9 anos e a correr aos 11, agora se adapta a um novo desafio: gerenciar um negócio inovador dentro de seu carro. Ela explica: “Tenho uma geladeira de 18 litros que encontrei barato em um site de caminhoneiros”. Seus produtos mais vendidos são água e Brahma, enquanto planeja aprimorar seu cardápio com novos itens e iluminação LED.

Necessidade e Determinação

O início deste empreendimento não foi apenas uma escolha, mas uma necessidade. A rotina ativa de Nicole foi interrompida por uma dor constante no quadril, causada por desgaste no fêmur. A prótese necessária para aliviar sua dor custa cerca de R$ 40 mil, um valor não coberto pelo SUS. Sem sucesso em um processo judicial para que o Estado arque com o custo, Nicole se voltou para a inovação.

Arrecadação e Apoio

Em apenas um mês, Nicole arrecadou aproximadamente R$ 1.400 através de uma caixinha digital, reservando todo lucro e doações para este fundo. Ela destaca a importância de cada contribuição: “Não tiro um centavo da caixinha para mim, deposito tudo com 100% de rendimento do CDI”.

Vida e Desafios

Vivendo com a mãe, que se afastou do trabalho devido a uma epilepsia recentemente diagnosticada, Nicole enfrenta um cenário de desafios. “Pode chegar um ponto em que não conseguirei me deslocar nem com as muletas e vou precisar da cadeira de rodas”, ela reflete, destacando as dificuldades de acessibilidade em sua casa.

Destaques