Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula não irá a posse de Milei na Argentina

Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores, em um evento que atrai atenção devido à relevância da Argentina como parceiro comercial na região

05/12/2023 às 20:23 por Redação Plox

Em meio a especulações e discussões diplomáticas, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República esclareceu nesta terça-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, marcada para o próximo domingo (10) em Buenos Aires.


 

Segundo informações oficiais, o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores, em um evento que atrai atenção devido à relevância da Argentina como parceiro comercial na região. O convite para a posse foi entregue ao governo brasileiro durante uma reunião em Brasília, onde o chanceler Mauro Vieira se encontrou com Diana Mondino, futura chanceler argentina indicada por Milei.

Esta não é a primeira vez que um presidente brasileiro não comparece à posse de um homólogo argentino. Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro enviou o vice-presidente Hamilton Mourão como representante oficial do governo brasileiro.

O presidente eleito argentino, Javier Milei, durante sua campanha, protagonizou uma série de críticas a Lula, chegando a rotulá-lo como "corrupto". Milei prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais apoiados por Lula, incluindo o Mercosul e o Brics.

Diante desse cenário, membros do governo Lula passaram a apoiar a vitória de Sérgio Massa, ministro da Economia do governo Fernández, que disputou o segundo turno contra Milei. Quando questionado sobre o tema, Lula preferiu não comentar a eleição argentina, enfatizando que o povo argentino é soberano e destacando a importância da relação bilateral: "O Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil".

Após a confirmação do resultado, Lula cumprimentou a Argentina e suas instituições em uma mensagem publicada em uma rede social, sem mencionar o nome de Milei. A ausência do presidente brasileiro na posse de Milei ressalta as complexidades políticas e diplomáticas na região, evidenciando o cuidado na gestão das relações bilaterais entre os dois países.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

MG amplia vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional nas UAIs

Governo amplia atendimento nas UAIs e otimiza processos para atender à crescente demanda pela Carteira de Identidade Nacional (CIN)

chico
POLíTICA

Internado há quase um mês, Chico Ferramenta segue estável e sem piora

Quadro clínico ainda é considerável delicado, segundo os médicos

yj
POLíTICA

Prefeitura e Câmara se reúnem com a PM para discutir segurança em Timóteo

O tenente-coronel Fabrício lembrou que desde os casos de violência registrados no último fim de semana, a PM intensificou as ações montando operações que acabaram na prisão de diversas pessoas

POLíTICA

Defensoria Pública presta assistência jurídica gratuita para vítimas das chuvas em Ipatinga

Desalojados e desabrigados pelas chuvas podem buscar apoio nos abrigos da cidade sem necessidade de inscrição; atendimento acontece nos dias 23 e 24 de janeiro

para você
desfile
GERAL

Vias junto ao CSFX serão interditadas para desfile cívico em Ipatinga

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) pede a compreensão e colaboração de todos

yhjyy.jpg
FAMOSOS

Digital influencer do Vale do Aço testa positivo para coronavírus

Jhonatas foi “julgado” nas redes sociais ao falar que procurou a rede pública de saúde

Louvai
GERAL

35º Louvai ao Senhor terá novo horário em Ipatinga

O evento terá como tema geral o versículo do evangelho de João: “Quem crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva” (Cf. João 7,38).

LAZER

Fundação Aperam recebe atrações do Projeto Memórias em Movimento

Agenda cultural da semana foi aberta com espetáculos infantis que celebram a preservação da memória, e encerra com teatro comédia e recital