Economia

Consumo de carne suína cresce e Arapé Agroindústria conquista selo de bem-estar animal em MG

Com Minas Gerais à frente da média nacional de consumo, Arapé, em Formiga, aposta em certificação de bem-estar e amplia investimentos para ganhar novos mercados na suinocultura

05/12/2025 às 09:13 por Redação Plox

O mercado de carne suína vive um momento de expansão no Brasil. Antes vista com desconfiança por parte dos consumidores, a proteína ganhou espaço à mesa por ser mais acessível e alinhada às recomendações de saúde.

De acordo com dados do IBGE, o consumo per capita de carne suína no país atingiu 19,52 kg em 2024, em um movimento de crescimento consistente nos últimos anos, impulsionado por maior acessibilidade, ações de marketing e mudanças de hábito alimentar. Em Minas Gerais, o avanço é ainda mais expressivo: o consumo per capita chegou a 27 kg em 2025, o que estimula produtores a investir mais em qualidade.

Atualmente, a Arapé produz 402 toneladas de carne por semana

Atualmente, a Arapé produz 402 toneladas de carne por semana

Foto: Imagem ilustrativa: Pixabay


Produtora mineira aposta em certificação de bem-estar

Nesse cenário, a Arapé Agroindústria, sediada em Formiga, a cerca de 190 km de Belo Horizonte, no Centro-Oeste de Minas Gerais, vem direcionando esforços para aprimorar a forma de criação dos animais e atender às novas exigências de mercado.

A empresa conquistou a Certificação em Bem-Estar Único - Missão de Cuidar, que avalia a cadeia produtiva de ponta a ponta. Com o selo, a Arapé planeja ampliar investimentos e mira novos mercados para sua carne suína.

Atualmente, a agroindústria registra produção de 402 toneladas de carne suína por semana, volume que reforça a aposta da empresa em protocolos de bem-estar animal como diferencial competitivo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a