Política

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026 após indicação do pai

Senador do PL-RJ assume posto de herdeiro político do bolsonarismo após impedimento de Jair Bolsonaro, preso e condenado por tentativa de golpe

05/12/2025 às 18:50 por Redação Plox

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou nesta sexta-feira (5) que será candidato à Presidência da República em 2026, após ter seu nome indicado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como opção do campo bolsonarista para a disputa.




A sinalização de apoio representa a primeira vez em que o ex-presidente, atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta publicamente a intenção de apoiar um nome alternativo ao seu para a corrida ao Palácio do Planalto.


Senador Flávio Bolsonaro, do PL

Senador Flávio Bolsonaro, do PL

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Indicação de Jair Bolsonaro e impedimento eleitoral

Jair Bolsonaro está impedido de concorrer nas próximas eleições. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, o que o afasta da disputa presidencial em 2026.

Nesse cenário, a escolha de Flávio como candidato é apresentada pelo grupo político do ex-presidente como forma de manter o projeto bolsonarista em evidência nacional. A candidatura de Flávio consolida, pela primeira vez, a passagem oficial do protagonismo eleitoral da família Bolsonaro para um herdeiro político direto.

Manifesto de Flávio nas redes sociais

Ao anunciar a decisão, o senador publicou uma nota nas redes sociais. No texto, agradece a confiança do pai, afirma que pretende dar continuidade ao projeto político defendido pelo ex-presidente e apresenta uma leitura crítica do momento do país, mencionando instabilidade, insegurança e desânimo.

Na manifestação, Flávio também recorreu a referências religiosas para embasar sua disposição de disputar o comando do Executivo federal em 2026, afirmando que se coloca “diante de Deus e diante do Brasil” para cumprir a missão que diz ter recebido.

Íntegra da nota divulgada por Flávio Bolsonaro

É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.

Eu não posso, e não vou, me conformar ao ver o nosso país caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo.

Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto vejo a esperança das famílias sendo apagada e nossa democracia sucumbindo.

O nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro. Ninguém aguenta mais!

Mas eu creio em um Deus que não abandona nossa nação.

Eu creio que Ele levanta pessoas e inicia novos tempos quando o povo clama por justiça.

Eu creio que nenhum cativeiro é maior do que o poder de Deus para libertar.

Eu me coloco diante de Deus e diante do Brasil para cumprir essa missão.

E sei que Ele irá à frente, abrindo portas, derrubando muralhas e guiando cada passo dessa jornada.

Que Deus abençoe o nosso povo!

Que Deus abençoe o nosso Brasil!

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a