Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Metrô de SP terá operação 24 horas nos fins de semana; confira
Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata passam a funcionar ininterruptamente entre sábados e domingos a partir de 6 de dezembro; bilheterias fecham de madrugada e atendimento da Linha 15 será por ônibus PAESE no primeiro fim de semana
05/12/2025 às 09:32por Redação Plox
05/12/2025 às 09:32
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Metrô de São Paulo vai passar a operar por 24 horas entre sábados e domingos em quatro linhas a partir deste sábado (6 de dezembro). A mudança, em caráter experimental, vale para as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, todas administradas pela empresa estatal paulista.
As linhas operadas pela iniciativa privada, 4-Amarela e 5-Lilás, ficam de fora da novidade e seguirão fechadas no período da madrugada.
Operação em fase de teste até fevereiro de 2026
De acordo com a administração do Metrô, a ampliação do horário funcionará em regime experimental, somente de sábado para domingo, começando em 6 de dezembro e se estendendo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026.
Mudança é válida somente para as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, ficando de fora as linhas operadas pela iniciativa privada, 5-Lilás e 4-Amarela
Foto: Reprodução / Agência Brasil.
a iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste dia 6/12 e seguindo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026 neste período de avaliação
Metrô de São Paulo
Segundo a empresa, o objetivo é analisar demanda potencial, viabilidade técnica e operacional e possíveis ajustes para atender a uma antiga reivindicação de passageiros, turistas que frequentam a vida noturna e trabalhadores de estabelecimentos que funcionam na madrugada.
O g1 informou ter procurado as concessionárias Viamobilidade e ViaQuatro para saber se pretendem aderir à operação na madrugada de sábado para domingo, mas não havia resposta até a última atualização da reportagem original.
Como vai funcionar a circulação na madrugada
Durante o novo período de funcionamento, os passageiros poderão embarcar e desembarcar em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada. Não haverá, porém, integração com as demais linhas de metrô operadas por concessionárias, nem com linhas de trem, que permanecerão fechadas.
Os trens circularão continuamente, inclusive entre 0h e 4h40, faixa em que o sistema normalmente não opera. Os intervalos entre composições serão de 20 a 30 minutos, ajustados conforme a demanda.
Na Linha 2-Verde, haverá uma operação diferenciada em parte do trajeto: entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão circular por via singela, usando apenas uma via nos dois sentidos. No trecho entre Clínicas e Sacomã, assim como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação seguirá pelas duas vias de circulação.
Atendimento especial na Linha 15-Prata
Na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana de operação 24 horas, o atendimento na madrugada será feito por ônibus gratuitos do sistema PAESE, em razão dos testes com trens da nova frota de monotrilho.
Encerrado o primeiro ciclo de testes, a oferta de trens e de ônibus será avaliada e poderá ser redimensionada para atender melhor à demanda nos fins de semana seguintes.
Bilhetagem e formas de pagamento
Durante a madrugada, as bilheterias das estações permanecerão fechadas. Passageiros que não possuem cartões Bilhete Único ou TOP poderão adquirir passagens nas máquinas de autoatendimento, pela Carteira Google ou via WhatsApp, no número informado pelo Metrô (11 3888-2200).
Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, será possível entrar com pagamento por aproximação, usando cartões físicos de crédito ou débito. Ao longo de dezembro, essa mesma forma de pagamento será estendida também para as linhas 2-Verde e 15-Prata.
Primeira Turma do Supremo analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2026, a denúncia contra Domingos e Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa, Ronald Alves de Paula e Robson Calixto, apontados pela PGR como integrantes de organização criminosa responsável pelo homicídio de Marielle Franco e Anderson Gomes
Primeira Turma do Supremo analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2026, a denúncia contra Domingos e Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa, Ronald Alves de Paula e Robson Calixto, apontados pela PGR como integrantes de organização criminosa responsável pelo homicídio de Marielle Franco e Anderson Gomes