Incêndio causado por carregador de celular em Palmas acende alerta sobre segurança

Especialistas recomendam uso de carregadores originais e verificação da rede elétrica para prevenir riscos

Por Plox

06/01/2024 09h06 - Atualizado há 5 meses

Um grave incidente ocorreu em uma residência em Palmas (TO), onde um carregador de celular conectado à tomada pegou fogo, provocando um incêndio no quarto. O fogo, ocorrido na noite de quinta-feira (4), resultou na destruição de móveis, itens pessoais e parte do banheiro da suíte. Segundo informações do morador, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas uma investigação formal não foi iniciada, já que não há indícios de crime.

Foto: Pixabay

Riscos Associados a Carregadores Paralelos Especialistas alertam sobre os perigos de usar carregadores de celular não originais. João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia elétrica e de computação, enfatiza que carregadores originais possuem mecanismos de segurança que evitam o consumo de energia quando não estão conectados a um aparelho. Em contraste, os carregadores paralelos podem continuar consumindo corrente elétrica, aumentando o risco de incêndios.

Prevenção e Cuidados Além da escolha de carregadores originais ou homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), recomenda verificar as condições da rede elétrica da residência. A manutenção adequada da instalação elétrica é essencial para prevenir curtos-circuitos e outros acidentes relacionados.

Destaques