Prefeito deixa servidores sem salário enquanto garante pagamento próprio em Ibirité

Novo gestor denuncia crise financeira e promete quitação gradativa dos vencimentos atrasados.

Por Plox

06/01/2025 13h35 - Atualizado há 7 meses

O ex-prefeito de Ibirité, em Minas Gerais, William Parreira (Avante), encerrou seu mandato em 31 de dezembro sem pagar o salário de dezembro dos 5.500 servidores municipais, mas assegurou o pagamento dos próprios vencimentos e os de seus secretários. A denúncia foi feita pelo novo prefeito da cidade, Dinis Pinheiro (Republicanos), nas redes sociais, destacando a gravidade da situação financeira do município.

William Parreira, ex-prefeito de Ibirité Foto: Reprodução/Facebook William Parreira

Crise financeira e falta de recursos
De acordo com Dinis Pinheiro, a administração anterior deixou Ibirité em um estado de calamidade financeira. "Estamos diante da mais grave crise financeira da história de Ibirité. O ex-prefeito, que irresponsabilidade, não pagou o salário dos servidores. Achou por bem pagar o seu próprio salário e o de todos os secretários. Deixou dívidas, não deixou centavo algum em caixa", afirmou Pinheiro.

Além disso, a nova gestão destacou que o município precisará reorganizar as finanças para garantir o pagamento dos atrasados. A folha de pagamento mensal da cidade é de aproximadamente R$ 14 milhões, conforme informou Charles Drumond, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibirité, Sarzedo e Mário Campos (Sindsp).

Pagamento será feito de forma gradual
Para resolver a situação, a nova administração municipal estabeleceu uma estratégia para quitar os salários atrasados de maneira gradativa. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, servidores com salários de até R$ 1,5 mil começarão a receber seus vencimentos de dezembro. Segundo o secretário municipal de Governo, Fábio Gomes, a expectativa é de que toda a folha de pagamento seja regularizada até o fim de janeiro, com o auxílio de receitas como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No entanto, o pagamento a fornecedores foi temporariamente suspenso para priorizar os servidores.

Derrota eleitoral e silêncio do ex-prefeito
William Parreira estava em seu segundo mandato consecutivo e apoiou Chande Bernadão (PSD) como sucessor na disputa pela prefeitura. Contudo, a chapa foi derrotada pelo novo prefeito Dinis Pinheiro, que obteve mais de 73% dos votos válidos. Até o momento, o ex-prefeito não se pronunciou sobre as acusações ou a situação financeira deixada em sua gestão.

Destaques