Política

Embaixada dos EUA alerta cidadãos no Brasil sobre protestos contra operação na Venezuela

Missão diplomática orienta norte-americanos a evitar áreas de manifestação após operação militar que derrubou Nicolás Maduro e prevê atos em frente à embaixada e consulados no país

06/01/2026 às 10:01 por Redação Plox

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta a cidadãos norte-americanos que vivem ou estão em viagem pelo país, em razão de manifestações convocadas contra a recente operação militar dos EUA na Venezuela, que resultou na queda do ditador Nicolás Maduro.

Bandeira dos Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos

Foto: (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay


Em comunicado publicado em seu site nesta segunda-feira (5), a representação diplomática orientou que os norte-americanos evitem áreas de protesto e adotem cautela ao circular nas proximidades dos atos.

Protestos em embaixada e consulados

De acordo com a embaixada, estão previstos protestos em frente à sede da representação dos EUA em Brasília e também nos consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos com início na tarde desta segunda-feira.

O alerta ressalta que as autoridades de segurança pública brasileiras foram informadas sobre as manifestações e acompanham a situação. Segundo o texto, a aglomeração costuma ser descrita como “pacífica e ordeira”, mas o órgão chama atenção para o fato de que manifestações podem rapidamente tornar-se imprevisíveis.

Orientações a cidadãos norte-americanos

No comunicado, a embaixada recomenda que os cidadãos dos Estados Unidos evitem as áreas onde os atos estão programados, acompanhem as atualizações da mídia e mantenham a discrição durante deslocamentos nas regiões potencialmente afetadas.

O órgão também informa que outras manifestações de “natureza semelhante” são esperadas nos próximos dias, em diferentes locais do Brasil.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a