Saúde

Anvisa manda recolher lote de chá de camomila após detectar larvas e fragmentos de insetos

Lote 6802956 do Chá de Camomila Lavi Tea, da marca Água da Serra, é alvo de recolhimento após testes identificarem contaminação por materiais estranhos e falhas graves nas boas práticas de fabricação

06/01/2026 às 09:15 por Redação Plox

Nesta segunda-feira (5/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de chá de camomila após a própria empresa identificar irregularidades no produto. A decisão proíbe que o lote seja comercializado, distribuído, divulgado ou consumido. 


Chá de camomila proibida pela Anvisa

Chá de camomila proibida pela Anvisa

Foto: Reprodução loja.aguadaserra.com.br

Anvisa manda recolher lote de chá de camomila

O lote 6802956 do Chá de Camomila Lavi Tea, da marca Água da Serra, foi reprovado no ensaio de identificação de elementos histológicos, que avalia a presença de células, tecidos e matriz extracelular na composição. A análise apontou a existência de talos, ramos e sementes não característicos do chá, indicando contaminação ou mistura indevida de materiais vegetais.

Em outro teste, voltado à pesquisa de matérias estranhas, foram encontrados 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em 25 g do produto, enquanto o limite aceitável é de 90 fragmentos para a mesma quantidade. O resultado evidencia graves falhas nas boas práticas de fabricação do lote analisado.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a