Polícia

Jovem morre afogado durante pescaria no Rio Doce em MG

Alessandro dos Santos Ricas, de 27 anos, sofreu crise convulsiva em bote de madeira, caiu na água e teve o óbito constatado pelo Samu; caso é registrado como afogamento

06/01/2026 às 10:31 por Redação Plox

Um homem de 27 anos morreu afogado na tarde deste sábado (3) durante uma pescaria no Rio Doce, em Aimorés, no Vale do Rio Doce. A vítima foi identificada como Alessandro dos Santos Ricas.

Uma equipe foi enviada para a Avenida Florisvaldo Dias de Oliveira, próxima às margens do rio, onde o incidente foi registrado.

Uma equipe foi enviada para a Avenida Florisvaldo Dias de Oliveira, próxima às margens do rio, onde o incidente foi registrado.

Foto: Divulgação


De acordo com a Polícia Militar, o acionamento ocorreu por meio do telefone 190 por volta das 16h. Uma equipe foi enviada para a Avenida Florisvaldo Dias de Oliveira, próxima às margens do rio, onde o incidente foi registrado.

Crise convulsiva e queda na água

No local, os policiais ouviram o relato de um amigo que acompanhava Alessandro na pescaria. Ele contou que os dois estavam em um bote de madeira, utilizado como embarcação para a atividade.

Segundo o amigo, ele permanecia na parte dianteira do bote, enquanto Alessandro estava na popa, responsável pelos remos. Em determinado momento, o jovem, que tinha histórico de epilepsia, sofreu uma crise convulsiva, perdeu o controle e caiu na água, desaparecendo logo em seguida.

Após escutar o barulho da queda, o companheiro entrou no rio tentando localizar Alessandro, mas não conseguiu encontrá-lo. Desesperado, pediu ajuda às pessoas que estavam nas proximidades.

Buscas, resgate e confirmação da morte

Com o apoio de outros dois homens, foram iniciados mergulhos no ponto indicado até que o corpo de Alessandro fosse encontrado. A vítima foi retirada da água e colocada novamente no bote utilizado na pescaria.

Quando a Polícia Militar chegou, o corpo havia acabado de ser localizado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinha passado pelo trecho do rio e constatado o óbito no local.

Após a confirmação da morte, o corpo foi levado até a margem do Rio Doce e coberto, para garantir a preservação da área até a conclusão dos trabalhos periciais.

A perícia da Polícia Civil esteve no ponto do afogamento para os procedimentos de praxe. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Governador Valadares. A ocorrência foi registrada como afogamento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a