Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal
Documento emitido em 2006 foi achado no fim de 2025 em imóvel alugado por brasileiro na capital portuguesa e entregue ao Consulado-Geral do Brasil, que acionou o Itamaraty e aguarda orientações
06/01/2026 às 08:22por Redação Plox
06/01/2026 às 08:22
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um documento atribuído a Eliza Samudio voltou a colocar o caso em evidência. Um suposto passaporte em nome da modelo teria sido encontrado no fim de 2025 em um apartamento alugado em Portugal. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5/1) pelo Portal Leo Dias.
De acordo com o veículo, o achado foi feito por um brasileiro que vive no imóvel com a esposa, a filha e outros dois inquilinos — uma senhora e um homem jovem. Em entrevista concedida sob condição de anonimato, ele relatou que encontrou o documento entre livros guardados em uma estante da área comum do apartamento.
Não há carimbos de saída nem de novas entradas em outros países.
Foto: Portal Leo Dias/Reprodução
Segundo o morador, o passaporte foi localizado após seu retorno de uma viagem a trabalho, quando decidiu folhear um dos livros disponíveis na sala compartilhada. Ao perceber o nome e a fotografia no documento, ele disse ter ficado surpreso.
Passaporte tem registro de entrada em Portugal
Ainda conforme o Portal Leo Dias, o passaporte foi emitido em 2006 e tem todas as 32 páginas preservadas. O único registro de movimentação é a entrada em Portugal, em 5 de maio de 2007. Não há carimbos de saída nem de novas entradas em outros países.
O homem afirmou que prefere não revelar a identidade da proprietária do imóvel, dizendo que o caso deve ser esclarecido pelas autoridades e que não quer apontar responsáveis sobre como o documento foi parar no apartamento.
Consulado aciona Itamaraty e aguarda orientações
O documento foi entregue nesta segunda-feira ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que confirmou o recebimento ao Portal Leo Dias. Em nota, o órgão informou que já comunicou oficialmente o Itamaraty, em Brasília, e que aguarda orientações sobre os próximos procedimentos.
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou ao Itamaraty sobre o recebimento do passaporte e aguarda instruções. Não se trata de matéria de competência do consulado, que apenas cumprirá as determinações recebidas. Ressaltamos ainda que consulado e embaixada são postos independentes. Consulado-Geral do Brasil em Lisboa
Relembre o caso Eliza Samudio
Eliza Samudio foi assassinada em 2010. O goleiro Bruno Fernandes, com quem ela manteve um relacionamento, foi condenado em 2013 a 22 anos de prisão por envolvimento no crime. Posteriormente, a pena foi reduzida para 20 anos e nove meses. O corpo de Eliza nunca foi encontrado.
Ao todo, seis pessoas foram condenadas no caso. Entre elas, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, que em julho de 2024 recebeu nova condenação, desta vez a 16 anos de prisão por outro homicídio. Já o motorista Devanir Claudiano Alves foi assassinado em 2009, no bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte.