Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Jovem se arrepende de deixar amigo para trás em trilha: “Eu fui irresponsável”
Após se separar da amiga durante trilha, Roberto Farias Thomaz caminhou cerca de 20 km até uma fazenda, onde pediu ajuda; ausência foi percebida por outro grupo, que acionou o Corpo de Bombeiros
06/01/2026 às 07:42por Redação Plox
06/01/2026 às 07:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta segunda-feira (05/01), Roberto Farias Thomaz foi encontrado vivo após ficar cinco dias desaparecido no Pico do Paraná. A amiga que o acompanhava na trilha, Thayane Smith, disse que se arrepende de ter deixado o companheiro para trás e que hoje tomaria outra decisão.
Foi Thayane quem convidou Roberto para fazer a trilha. Segundo ela, durante o percurso acabou se distanciando do amigo, que tinha um ritmo mais lento. Em entrevistas anteriores, relatou que já estava acostumada ao esforço das caminhadas, que fazem parte de seu “estilo de vida”, e por isso decidiu seguir em frente.
Jovem se arrepende de deixar amigo para trás em trilha
Foto: Reprodução
Arrependimento e quebra de regra básica na montanha
Agora, passada a fase mais crítica das buscas, Thayane reconhece que contrariou uma orientação fundamental em atividades de montanha: não abandonar ninguém do grupo. Ela admite que conhecia essa regra básica de segurança, que determina que todos começam e terminam o trajeto juntos.
Se eu não tivesse deixado ele, não tinha acontecido isso. Foi um grande aprendizado pra eu nunca mais fazer isso. Eu quebrei a regra, eu sabia dessa regra de que vai junto e volta junto, mas quebrei ela. Eu fui irresponsável em relação a isso — Thayane Smith, em entrevista à RPC
Com Roberto localizado com vida, Thayane disse que pretende retornar para casa. A amazonense afirmou que, apesar do trauma, quer conversar com o amigo em outro momento para esclarecer o que aconteceu durante a trilha. Ela declarou que agora pretende descansar e agradecer pelo desfecho com sobrevivência, e que mais adiante os dois deverão ter um diálogo pessoal sobre o episódio.
Cinco dias desaparecido até encontrar ajuda
Roberto ficou cinco dias desaparecido na trilha do Pico do Paraná. Ele iniciou a caminhada ao lado da amiga, mas acabou ficando para trás em um trecho do percurso. Um outro grupo que passava pelo local notou a ausência do jovem e acionou o Corpo de Bombeiros, que deu início às buscas na região.
Thayane relatou ter retornado ao pico durante as operações, na tentativa de auxiliar na localização do amigo. Enquanto isso, perdido, Roberto caminhou cerca de 20 quilômetros até chegar a uma fazenda, onde finalmente conseguiu pedir ajuda e entrar em contato com a família para informar que estava vivo.
Em um vídeo divulgado pelos parentes, o jovem contou que estava com vários hematomas e escoriações pelo corpo, mas se dizia bem. Após ser resgatado, ele foi encaminhado a um hospital para a realização de exames médicos e avaliação do quadro de saúde.