Nova lei federal passa a reconhecer professores da educação infantil na carreira do magistério
Sancionada por Lula, Lei nº 15.326 garante piso nacional e enquadramento em planos de carreira a docentes de creches e pré-escolas em todo o país
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão recrutando idosos para participar de um estudo que analisa como um tipo específico de treinamento pode melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de quedas na terceira idade.
O trabalho é conduzido pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e vai avaliar o efeito de um treinamento de caminhada sobre a trave no controle do equilíbrio dinâmico, tanto em situações de locomoção cotidiana quanto em cenários que exigem maior adaptação do corpo.
Participação em estudo é voluntária. Pesquisa da USP vai avaliar o efeito de caminhada sobre a trave no controle do equilíbrio.
Foto: Reprodução / USP Imagens.
Ao todo, o protocolo prevê seis sessões de treinamento, distribuídas em duas visitas semanais, além de um retorno 30 dias após a última atividade para avaliação complementar.
A primeira sessão tem duração aproximada de três horas, enquanto as demais variam entre uma hora e uma hora e meia. Todas as etapas são realizadas com acompanhamento de pesquisadores e seguem protocolos de segurança específicos para o público idoso.
Podem se candidatar pessoas que atendam aos seguintes requisitos:
• Ter entre 65 e 80 anos;
• Ter sofrido ao menos uma queda nos últimos seis meses;
• Conseguir entender e seguir comandos verbais;
• Ter autonomia para ficar de pé e andar sem auxílio de bengalas ou andadores.
A participação é voluntária e voltada a idosos que queiram contribuir com pesquisas na área de equilíbrio e prevenção de quedas.
Os interessados em participar do estudo podem entrar em contato com o doutorando Leonardo Lanoux, responsável pelo recrutamento de voluntários, pelos telefones: (16) 3315-0359 ou (19) 99859-5944 (WhatsApp).