PF deflagra operação para combater a migração ilegal para o exterior no Leste de MG

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas de investigados, em Ubaporanga

Por Plox

06/02/2024 15h07 - Atualizado há 3 meses

Agentes da delegacia da Polícia Federal em Ipatinga deflagraram, na manhã desta terça-feira (06), em Ubaporanga-MG, a Operação Muralha I, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de promoção de migração ilegal e associação criminosa, decorrente da entrada ilegal de brasileiros em país estrangeiro. O chefe da delegacia da PF, em Ipatinga, Alexandre Teixeira, fala ao Plox sobre os detalhes da operação. Acompanhe!

 


Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, nas casas dos envolvidos, visando obter novos elementos de prova que corroborem os indícios já existentes. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Subseção Judiciária de Ipatinga-MG e cumpridos na cidade de Ubaporanga/MG.

Fotos: Polícia Federal


Estima-se que o esquema criminoso atue recebendo o pagamento das viagens ilegais para o exterior, principalmente efetuando transferência de veículos e outras propriedades para os investigados.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos documentos e 4 veículos. 

Fotos: Polícia Federal


Os investigados deverão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 8 anos de reclusão.
O nome da operação faz referência a barreira imposta pelo próprio Estado brasileiro para interromper a promoção ilegal de imigrantes.
 

Fotos: Polícia Federal
Fotos: Polícia Federal
Destaques