Prefeitura de Ipatinga divulga unidades de saúde exclusivas para casos de arbovirose no Carnaval

Os atendimentos nas unidades de saúde foram definidos por meio do Decreto nº 10.948, em que o Executivo de Ipatinga declarou ponto facultativo nas repartições públicas locais nos dias 12 e 14 de fevereiro

Por Plox

06/02/2024 18h18 - Atualizado há 3 meses

A Secretaria de Saúde de Ipatinga divulgou os locais e horários de atendimento exclusivos para casos de arboviroses no feriado de Carnaval. A Unidade Sentinela, ao lado da UPA24h, atenderá das 7 às 21h; a Unidade de Hidratação que funciona na UBS do Cidade Nobre estará aberta também das 7h às 21h. A Policlínica Municipal, por sua vez, funcionará excepcionalmente para atendimento a casos de arboviroses nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, das 7h às 21h. E nessa segunda-feira a prefeitura anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) estão operando com capacidade máxima. E orientou os moradores a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão atendendo em horário estendido, em caso de sintomas leves. Veja os detalhes na Live.
 


Os atendimentos nas unidades de saúde foram definidos por meio do Decreto nº 10.948, publicado nessa segunda-feira (5) no Diário Oficial do Município, em que o Executivo de Ipatinga declarou ponto facultativo nas repartições públicas locais nos dias 12 e 14 de fevereiro, próximas segunda e quarta-feira. De acordo com o decreto, o ponto facultativo não se aplica às atividades vinculadas aos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente. Deverão manter seu expediente Defesa Civil, Limpeza Urbana, cemitérios, Vigilância e Agentes de Trânsito; Hospital Municipal, UPA e SAMU. Além disso, segundo a prefeitura, as ações de combate às arboviroses feitas diariamente na cidade não sofrerão interrupção durante o carnaval. 


 

Unidades de saúde operam na capacidade máxima
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, estão operando no limite de sua capacidade, conforme comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (5) pela Prefeitura. Diante da situação crítica, as autoridades de saúde estão solicitando a compreensão da população e orientando para que casos de sintomas leves sejam direcionados às Unidades de Saúde mais próximas, evitando assim sobrecarregar ainda mais os serviços de emergência já maximizados.


A orientação tem como objetivo assegurar que os recursos disponíveis na UPA e no HMEM sejam priorizados para casos mais graves e emergenciais, garantindo assim um atendimento adequado e eficiente para aqueles que mais precisam.
A população é aconselhada a avaliar cuidadosamente a urgência de suas condições de saúde antes de procurar essas instalações e considerar alternativas como consultas em unidades básicas de saúde ou com médicos de família, especialmente para sintomas que não indicam gravidade imediata.

 

Horário estendido nas UBS’s 
O município conta com 15 unidades de saúde operando em horário especial para atender aos trabalhadores que não conseguem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante as horas regulares de funcionamento, das 07h às 16h. 
O cidadão ipatinguense tem à disposição 13 UBS’s, a UPA Sentinela, montada ao lado da UPA 24H no bairro Canaã, e a Unidade de Hidratação, dentro da UBS Cidade Nobre (a tradicional UISA), ambas inauguradas na última sexta-feira, dia 19 de janeiro.
As unidades integradas ao Programa Saúde na Hora, funcionam além do horário habitual com a equipe completa. 

Confira quais são as 13 UBS’s que possuem horário estendido das 16h às 22h:
UBS Bethânia 1; UBS Bom Jardim 1; UBS Bom Retiro; UBS Canaã; UBS Caravelas; UBS Veneza; UBS Limoeiro; UBS Esperança 1; UBS Esperança 2; UBS  Iguaçu; UBS Parque das Águas; UBS Vila Celeste e UBS Vila Militar.
 

Destaques