BR-381: plano de 100 dias, pedágio em 2026 e cerimônia com ministros
Nova concessão prevê modernização da rodovia, investimentos bilionários e melhorias na infraestrutura ao longo de 30 anos
Por Plox
06/02/2025 19h16 - Atualizado há cerca de 1 mês
O processo de concessão da BR-381 à Concessionária de Rodovia Nova 381 teve início oficial com uma cerimônia em Belo Oriente, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; e do diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura. Foi apresentado o “plano de 100 dias” que prevê a realização imediata de melhorias na rodovia. A cobrança de pedágio está prevista para fevereiro de 2026, quando a concessionária atingir as metas iniciais de melhorias, estipuladas para os primeiros 12 meses de concessão. Veja os detalhes na Live.
Plano emergencial de 100 dias
O plano de 100 dias é o ponto de partida da assunção da Concessionária de Rodovia Nova 381. As intervenções já começam com a recomposição do pavimento em trechos mapeados onde há necessidade de reparos urgentes. Integram ainda o plano de intervenções no pavimento roçada da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagens superficiais, e serviços de sinalização vertical e horizontal.

“Teremos agora equipes e máquinas na rodovia para corrigir pontos críticos. Isso vai trazer eficiência e mobilidade na rodovia com resultados em curto período”, ressalta Marcelo Boaventura.
A Nova 381 passa a ser responsável pela administração de 303,4 quilômetros da BR-381, que se estende do km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG (acesso a Sabará), até o km 150, no entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares.
“A Nova 381 traz o compromisso de transformar a BR-381 na rodovia da vida. É um antigo sonho do povo mineiro, de um estado que tem uma participação fundamental na economia do país”, afirma Renan Filho.

Pedágio
O pedágio da BR-381 terá uma tarifa estimada em R$ 15 para cada 100 quilômetros percorridos. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista à radialistas. A previsão é que a cobrança comece em fevereiro de 2026 após a concessionária atingir um nível de entrega dos serviços contratados nos 12 primeiros meses.
O ministro explicou que esse valor segue a média das concessões federais e que rodovias semelhantes, quando concedidas pelos estados, costumam ter tarifas mais altas devido à cobrança de outorga. “A gente espera que as tarifas girem em torno de R$ 14, R$ 15 para cada 100 quilômetros, que é a média do governo federal. Rodovias semelhantes, com este volume de investimento, têm preços maiores quando são concedidas pelos estados, porque os estados cobram outorga e cobram a outorga no preço das tarifas. O governo federal não cobra outorga”, afirmou Renan Filho.

Operação
O início da operação com guinchos, inspeção de tráfego e ambulâncias está previsto para agosto deste ano. Os viajantes terão à disposição um suporte operacional completo, que abrange monitoramento em tempo real, cobertura de guincho, assistência na rodovia, resgate e atendimento pré-hospitalar. Além disso, será disponibilizado um canal de atendimento via 0800 para informações sobre a rodovia, complementado por sete bases operacionais posicionadas ao longo do trajeto, referência de apoio ao usuário.
Serão 30 anos de gestão com investimentos previstos de mais de R$ 9,5 bilhões e estimativa de geração de 80 mil empregos diretos e indiretos. Conforme estabelecido no contrato de concessão, as obras de duplicação e melhorias no trecho inicial da rodovia, pelo km 450+540, em Belo Horizonte, até o km 422+650, em Caeté, continuarão sob a responsabilidade do DNIT. Esse segmento de aproximadamente 28 quilômetros será incorporado à gestão da Nova 381 a partir do oitavo ano de concessão, quando a concessionária assumirá também a manutenção desse trecho.
Ampliações e melhoramentos
Durante os 30 anos de concessão da Nova 381, estão previstas no contrato as principais obras como a duplicação de 134,27 km (27,83 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos); 83 km de faixas adicionais e 51 correções de traçado. Conforme contrato, o motorista profissional do transporte de cargas terá mais suporte a partir da entrega de um Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiro, em fevereiro de 2027; e para a segurança em situações de emergência será instalada uma área de escape em ponto estratégico.
A malha rodoviária é composta por 21 cidades: Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; e Timóteo.
A população também será beneficiada com as obras que irão qualificar o dimensionamento do tráfego e da infraestrutura no entorno da rodovia. Serão entregues pela concessionária 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas de pedestres e 166 paradas de ônibus.

Romeu Zema coloca Governo de Minas à disposição para avanço nas obras
No início da tarde desta quinta-feira (6/2), o governador Romeu Zema se reuniu, em Belo Oriente, com diretores e representantes da concessionária Nova União, vencedora da licitação da BR-381.
"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguirmos, juntos, uma agilidade nas obras, para trazermos conforto e segurança para os mineiros. Qualquer processo que depender de ação do Estado, como licenciamento ambiental, será tratado com prioridade total e eu irei acompanhar pessoalmente para ter a máxima agilidade", destacou o governador Romeu Zema.

O senador Carlos Viana participou da cerimônia de entrega da Rodovia à iniciativa privada. Para ele, a “BR-381 segura, revitaliza e duplicada trará desenvolvimento ao estado e ao Leste de Minas”.

Sobre a Nova 381
A Concessionária de Rodovia Nova 381 administra 303,4 quilômetros da BR 381/MG. O trecho, que passa por 21 cidades, tem início no km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG, até o entroncamento com a BR-116/MG, no km 150 (Governador Valadares).