Empresário morre durante trilha dos Legendários em MS

Homem de 44 anos sofreu múltiplas paradas cardíacas durante acampamento cristão

Por Plox

06/02/2025 08h54 - Atualizado há cerca de 2 meses

O administrador de empresas Fábio Adriano Machado Cherini, de 44 anos, faleceu após passar mal enquanto participava de um acampamento organizado pelo movimento religioso Legendários na região do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul. O evento incluía uma trilha de 72 horas, descrita como um desafio físico e espiritual.

A morte ocorreu na sexta-feira (31), mas a informação só se tornou pública no último domingo (2), quando o grupo retornou para Campo Grande. A Polícia Civil registrou o caso como “morte a esclarecer” e aguarda laudos complementares para determinar as causas do óbito.

Empresário Fábio Cherini Foto: Facebook

Participação na trilha e atendimentos médicos

Durante a trilha, chamada de TOP (Track Outdoor de Potencial), Fábio começou a se sentir mal e apresentou confusão mental, apesar de seus sinais vitais, como pressão arterial e saturação de oxigênio, estarem normais, conforme relatado pelo médico da equipe de socorristas à polícia.

Ele passou a ser monitorado pela equipe médica do evento, mas seu quadro se agravou e ele sofreu uma parada cardíaca. Uma ambulância com suporte avançado foi acionada para transportá-lo ao hospital, porém Fábio teve novas paradas cardíacas e não resistiu. O óbito foi confirmado no final da tarde de sexta-feira.

Acampamento e requisitos para participação

O evento foi realizado em São Gabriel do Oeste, a 150 km de Campo Grande, e contou com cerca de 200 participantes, entre inscritos e equipe de apoio. De acordo com os organizadores, todos os inscritos apresentaram atestados médicos que comprovavam aptidão para atividades físicas de moderada a alta intensidade.

O grupo retornou à capital no domingo em quatro ônibus. A polícia informou que não foram encontrados sinais de violência no corpo da vítima.

O movimento Legendários

O Legendários Global foi fundado em 2015 por Chepe Putzu, pastor da Igreja Casa de Deus, na Guatemala. O movimento cristão voltado para homens tem como objetivo "resgatar casamentos e transformar vidas", conforme divulgado em suas redes sociais.

Desde sua chegada ao Brasil, em 2017, o país se tornou o segundo com mais participantes, atrás apenas da Guatemala. O grupo possui um grito de guerra, "ahu", que representa as palavras amor, honra e unidade.

O fundador do movimento é administrador de empresas e autor do livro A Rota do Caçador, descrito como um guia para homens que buscam desenvolvimento pessoal e espiritual.

Destaques