Estrada de Ferro Vitória a Minas recebe 34 novos vagões de passageiros

Composições modernizadas começam a operar em fase de testes na Estrada de Ferro Vitória a Minas, com melhorias em acessibilidade e entretenimento.

Por Plox

06/02/2025 07h36 - Atualizado há cerca de 2 meses

O trem de passageiros que liga Belo Horizonte a Cariacica, no Espírito Santo, começa a operar com novos vagões a partir desta semana. A mudança faz parte da modernização da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), única ferrovia do Brasil a oferecer viagens diárias de longa distância para passageiros.

Foto: Divulgação

No total, 34 novos vagões foram incorporados à frota da mineradora Vale, responsável pela ferrovia. O trajeto de 664 quilômetros, que dura cerca de 13 horas e meia, promete ser mais confortável, com melhorias na acessibilidade, climatização e entretenimento.

Testes em operação intercalada

Inicialmente, os novos vagões serão inseridos de forma gradual e intercalada com a frota atual, ainda em fase de testes. O objetivo é avaliar o desempenho operacional das novas composições durante o atendimento aos passageiros.

Segundo João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a atualização das composições representa um grande avanço para os usuários. "Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade", afirmou o executivo.

Recursos e melhorias

Os novos vagões incluem classes executiva e econômica, além de um serviço de alimentação aprimorado. Acessibilidade também foi priorizada, com elevador e espaços dedicados a passageiros com mobilidade reduzida.

Além disso, os trens contam com climatização, tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça. A modernização tem como foco oferecer uma experiência mais segura e confortável para os passageiros.

Mais viagens na alta temporada

A Vale informou ainda que está conduzindo estudos para ampliar a quantidade de viagens nos períodos de alta demanda, a partir de 2026. No entanto, detalhes como horários e pontos de parada ainda não foram definidos.

A Estrada de Ferro Vitória a Minas segue como uma das poucas opções ferroviárias para passageiros no Brasil, e essa modernização reforça a importância do modal ferroviário no transporte de longa distância.

 

 

 

Destaques