Após agredir idosa por farelo de biscoito, motorista de aplicativo alega problemas psiquiátricos
Passageira de 68 anos foi atacada ao entrar no condomínio onde mora, em Copacabana; agressor afirmou estar em tratamento psiquiátrico.
Por Plox
06/02/2025 09h34 - Atualizado há cerca de 1 mês
Um motorista de aplicativo, identificado como Lucas Felipe de Souza Soares Carneiro, confessou ter agredido uma idosa de 68 anos com um chute nas costas após o fim de uma corrida. O caso aconteceu na última quarta-feira (29), em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi registrado por câmeras de segurança.

As imagens mostram o momento em que o motorista entra no condomínio da vítima, aproveitando o portão aberto, e a atinge com uma "voadora" enquanto ela caminhava para dentro do prédio. Após a agressão, ele deixou o local sem prestar qualquer assistência.
Motivo da agressão e depoimento do agressor
Segundo o depoimento de Lucas à 12ª DP (Copacabana), ele se irritou porque a passageira teria derrubado farelos de biscoito dentro do carro durante a viagem. Ainda de acordo com o relato à polícia, ele afirmou estar em tratamento psiquiátrico desde os 18 anos e fazer uso de medicação controlada.
O agressor vai responder por lesão corporal leve.
Relato da vítima e consequências da violência
Maria de Fátima, a vítima da agressão, contou na delegacia que estava comendo um biscoito durante a viagem e, ao desembarcar, o motorista exigiu, de maneira agressiva, que ela limpasse o banco do carro. Diante do tom ameaçador, a idosa decidiu ignorá-lo e seguir para dentro do prédio, quando foi atacada.
Após o ataque, Maria de Fátima caiu no chão e foi socorrida pelo porteiro do condomínio. Ela realizou exame de corpo de delito na sexta-feira (31), que constatou lesões nos braços e pernas.
Posicionamento da Uber
Em nota oficial, a Uber lamentou o episódio, classificando o uso de violência como inaceitável. A empresa confirmou que o motorista foi banido da plataforma assim que o caso foi identificado.
“A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o uso de violência. A conta do motorista parceiro foi banida da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber esclarece que todas as viagens são cobertas por um seguro e está à disposição das autoridades competentes para colaborar, nos termos da lei."
A empresa também destacou que possui uma equipe especializada para colaborar com investigações e um portal exclusivo para solicitação de dados, operando 24 horas por dia.