Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Lazer
Trem de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes volta a circular
Circulação do trem turístico volta ao normal nesta sexta-feira (7/2); passageiros podem remarcar bilhetes ou solicitar reembolso.
06/02/2025 às 13:41por Redação Plox
06/02/2025 às 13:41
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A tradicional Maria Fumaça, que conecta as cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, voltará a circular nesta sexta-feira (7/2). A operação havia sido suspensa no último fim de semana devido às fortes chuvas que atingiram a região, elevando o nível do Rio Elvas, localizado próximo à ferrovia, o que representava riscos à segurança do trajeto.
Com a retomada, os passeios turísticos voltam a seguir a programação normal. Os interessados podem consultar os horários nas estações ou pelo site da VLI, empresa responsável pela administração da ferrovia. As passagens custam R$ 86 (inteira) e R$ 43 (meia-entrada).
Foto: VLI Logística/ Divulgação
Direito à meia-entrada
O benefício de 50% de desconto na passagem é garantido para determinados grupos de passageiros, mediante apresentação de documentação:
Crianças de 6 a 12 anos, com certidão de nascimento;
Estudantes, com identidade e documentação escolar;
Idosos acima de 60 anos, com documento de identidade;
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo um acompanhante quando necessário;
Professores acompanhando grupos escolares, a cada 10 alunos.
Remarcação e reembolso
Passageiros que adquiriram bilhetes antecipadamente podem optar pela remarcação da viagem ou pelo reembolso do valor pago. O atendimento é feito por telefone ou WhatsApp:
📞 Telefone: (11) 2626-9632 (segunda a sexta, das 9h às 18h) 📱 WhatsApp: (12) 99645-1386 (segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 19h)
História e importância da Maria Fumaça
A Maria Fumaça que opera entre São João del-Rei e Tiradentes é uma das poucas locomotivas a vapor ainda em funcionamento no mundo. O trecho faz parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 pelo imperador Dom Pedro II.
Originalmente, a ferrovia desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da região, conectando o Cerrado à Mata Atlântica e impulsionando a economia local. Atualmente, a Maria Fumaça mantém viva essa história, sendo um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais.
Vigilante de 35 anos foi baleado no abdômen após pedir que motorista de carro de luxo retirasse veículo de área proibida em shopping na 203 Sul; suspeito fugiu e segue foragido, segundo a Polícia Civil
Vigilante de 35 anos foi baleado no abdômen após pedir que motorista de carro de luxo retirasse veículo de área proibida em shopping na 203 Sul; suspeito fugiu e segue foragido, segundo a Polícia Civil